Pelos olhos de Maisie, pelos olhos de quem?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i11p1-11Palavras-chave:
Narrativa, Focalização, Henry James, Percy LubbockResumo
A teoria da narrativa, ou, mais especificamente, a teoria do ponto de vista narrativo, foi largamente trabalhada e difundida a partir dos prefácios de Henry James a seus romances, bem como a partir do livro A técnica da ficção, de Percy Lubbock, em que os termos e conceitos jamesianos são sistematizados e tratados como dogma ou padrão literário. A partir de uma opção curiosa do tradutor de uma recente edição de What Maisie knew, busca-se analisar brevemente o romance de James como ponte para uma discussão posterior do pensamento teórico de James e Lubbock, a fim de esclarecer a (im)precisão da preponderância do elemento visual sobre o verbal em sua exigência comum por uma maior dramaticidade da narrativa. Finalmente, faz-se um paralelo entre o conceito de “ponto de vista” desses dois autores e o de “focalização” proposto em Figures III e Nouveau discours du récit, de Gérard Genette, e revisto mais tarde em Narratology: introduction to the theory of narrative, de Mieke Bal.Downloads
Referências
BAL, M. Narratology: introduction to the theory of narrative. Trad. Christine van Boheemen. 2 ed. Toronto: University of Toronto Press, 1997.
______. The Narrating and the Focalizing: A Theory of the Agents in Narrative. Trad. Jane Lewin. Style, DeKalb, n. 17-2, p. 234-269, 1983.
BOOTH, W. C. The rhetoric of fiction. Chicago: The University of Chicago Press, 1961.
GENETTE, G. Figures III. Paris: Seuil, 1972.
______. Nouveau discours du récit. Paris: Seuil, 1983.
JAMES, H. A arte do romance. Trad. Marcelo Pen. São Paulo: Globo, 2003.
______. Pelos olhos de Maisie. Trad. Paulo Henriques Britto. São Paulo: Companhia das Letras; Penguin, 2010.
______. What Maisie knew. Londres: Wordsworth Classics, 2002.
LUBBOCK, P. A técnica da ficção. Trad. Octávio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1976.
MUIR, E. A estrutura do romance. Trad. Maria da Glória Bordini. Porto Alegre: Globo, s/d.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).