Helberto Helder e a apropriação parcialíssima de Episódios / A Múmia de Fernando Pessoa

Autores

  • Tatiana Aparecida Picosque Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v4i7p23-34

Palavras-chave:

Poesia portuguesa contemporânea, Herberto Helder, Fernando Pessoa, Metapoesia, Unidade.

Resumo

Pretendemos analisar excertos da série de poemas intitulada Episódios/A Múmia do Cancioneiro, de Fernando Pessoa. Queremos compreender o motivo pelo qual esses poemas foram apropriados pelo livro de antologia Edoi Lelia Doura (1985), de Herberto Helder – por muitos, considerado o maior poeta português surgido após Fernando Pessoa. O que nos intriga é o fato de Fernando Pessoa e Herberto Helder possuírem poéticas tão dissonantes. Portanto, é necessário sondarmos o que torna esta série de poemas afim ao projeto poético herbertiano a ponto dele render-lhe uma espécie de pequena homenagem.

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Publicado

2011-10-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Picosque, T. A. (2011). Helberto Helder e a apropriação parcialíssima de Episódios / A Múmia de Fernando Pessoa. Revista Criação & Crítica, 7, 23-34. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v4i7p23-34