Sobre meninas e máquinas: “La nena” de Ricardo Piglia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v4i6p18-27Palavras-chave:
La ciudad ausente, La nena, Ricardo Piglia, narração, experiência.Resumo
“La nena”, um dos contos originados pela máquina de narrar de La ciudad ausente (1992) de Ricardo Piglia, mostra-se uma história-chave para entender a capacidade da narração como forma de reconstrução da experiência e do próprio sujeito que se dispõe a narrar. Além disso, oculta a história de Laura, “la nena” que dá título ao conto, grande paralelo com a história da própria máquina que o criou, permitindo, em parte, compreender pontos da origem desta e de sua programação. É ainda este um conto central gerado segundo o tema da perda, comum à história de origem da máquina, do romance e de outros de seus contos.
“
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).