A narrativa autobiográfica de infância: arrebatados pelos sentidos em L'Odeur du Café, de Dany Laferrière
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v3i4p103-118Palavras-chave:
Autobiografia de infância, Dany Laferrière, literatura migrante, pintura naïf.Resumo
Neste artigo, abordamos uma autobiografia de infância, L’Odeur du café, de Dany Laferrière, escritor de língua francesa associado à dita literatura migrante. No primeiro item, discutimos considerações teóricas essenciais para se definir a narrativa autobiográfica de infância, tendo em vista a noção de história de vida e elementos pontuais da unidade biográfica e, em particular, das lembranças de infância. Em seguida, apresentamos o escritor Dany Laferrière e discorremos sobre o contexto de sua produção artística e cultural, caracterizada por uma poética híbrida escrita numa língua francesa reinventada. Por fim, apresentamos especificidades de L’Odeur du café, tais como a predominância do tempo presente, fato inabitual na narrativa em língua francesa, o recurso de uma retórica da sinceridade, traços da língua crioula e, principalmente, associações do livro com elementos da estética da pintura naïf.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).