O leitor de diários e a recepção crítica de O Amanuense Belmiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v3i4p52-68Palavras-chave:
Recepção crítica, espaço autobiográfico, contrato de leitura.Resumo
O objetivo deste artigo é rever a recepção crítica do romance O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, que destaca as relações entre o texto ficcional e os elementos que fizeram parte da biografia intelectual do escritor. Os artigos da recepção no jornal que fizeram parte do contexto de produção desse romance e a crítica acadêmica (subdividida em sociológica e cultural) serão aproximados a trechos de entrevistas publicadas do autor. Por meio dos conceitos de espaço autobiográfico e contrato de leitura retirados de Philippe Lejeune, espera-se identificar os fragmentos biográficos desse romance memorialista, além de observar seus desdobramentos no discurso crítico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).