A encenação da insuficiência narrativa em contos de Cortázar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v3i4p1-16Palavras-chave:
Julio Cortázar, conto, ensaio, metaficção.Resumo
Em “Diário para um conto”, publicado por Julio Cortázar em 1982, a dúvida é incorporada à construção da narrativa. A própria realização do texto é tema do relato. Qual é a melhor forma de contar? É possível contar? O texto se cita, tenta explicar-se e parece haver uma resistência à continuidade da narração, em um esforço de compreensão, de reflexão crítica a respeito das formas de narrar. O tema é a criação de uma história, a dificuldade do contar, o desnudamento do procedimento de construção narrativa, já que se questiona como e por que narrar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).