A Transgressão Moderna e Pós-utópica de Ulisses
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v2i2p73-82Palavras-chave:
Ulisses, Nikos Kazantzakis, modernidade, Haroldo de Campos, pós-modernidade, transgressão.Resumo
Largamente retomado pela tradição literária, o tema da viagem de Ulisses em muitas de suas representações confirma o ideal do herói nostálgico que se dirige ao lar em cumprimento de seu nóstos, assim como, em outras, reafirma o ímpeto do eterno navegador de mares. Diversas são as representações da última viagem de Odisseu, entre elas a Divina Comédia de Dante, Ulisses de Joyce , Odisséia de Nikos Kazantzakis e Finismundo de Haroldo de Campos. Pretendemos, neste artigo, avaliar a retomada do mito homérico por Kazantzakis no contexto da modernidade e Haroldo de Campos na pós-modernidade
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