Aula de ficção
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p%25pPalavras-chave:
Sala de aula, estudo, ficção, literatura, especulaçãoResumo
Reunindo um conjunto de cenas que podem ter ocorrido na sala de aula de alguma universidade brasileira, o trabalho, parte de um livro em elaboração, busca contribuir para o desenvolvimento de um arquivo que permita o estudo do ensino e da sala de aula, incluindo seus personagens, sua materialidade, seus objetos de cena, sua economia libidinal e seus gêneros discursivos. O recurso à indeterminação da ficção, com cenas apresentadas como se fossem esquetes literários, permite que surja uma escrita que reconhece a imprevisibilidade e a singularidade daquilo que ocorre em qualquer sala de aula, mas ao mesmo tempo busca ser respeitosa do pacto implícito que protege o sigilo dos participantes nesse peculiar bloco de espaço e tempo que é uma aula. A aproximação com a literatura também procura estimular uma forma de ler essas cenas, recuperando exercícios especulativos e práticas hermenêuticas normalmente associados à fábula e à parábola.
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