Ir à noite da linguagem: ensino noturno e literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p123-131

Palabras clave:

Ensino Noturno, Literatura, Walt Whitman, Jacques Rancière

Resumen

Este curto ensaio se dedica a refletir sobre o ensino de literatura no período noturno, em salas de aula atravessadas pelo tempo do trabalho e pela escassez do tempo de leitura extraclasse. A partir de algumas leituras realizadas coletivamente, penso sobre a produtividade de se pensar o trabalho em sala de aula e nas suas irrupções inesperadas. 

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Biografía del autor/a

  • Mariana Ruggieri, Universidade de São Pauloo
    Doutoranda do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada

Referencias

LORDE, Audre. Irmã Outsider. Trad. Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. As margens da ficção. Trad. Fernando Scheibe. São Paulo: Editora 34, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. La noche de los proletarios: archivos del sueño obrero. Trad. Enrique Biondini et al. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.

WHITMAN, Walt. As folhas da relva. Trad. Rodrigo Garcia Lopes. 2ª edição (revista e ampliada). São Paulo: Iluminuras, 2021.

Publicado

2024-12-20

Cómo citar

Ruggieri, M. (2024). Ir à noite da linguagem: ensino noturno e literatura. Revista Criação & Crítica, 40, 123-131. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i40p123-131