(Auto)figurações de um crítico: Ricardo Piglia e a teoria crítica francesa

Autores

  • Gabriel Zupiroli de Almeida Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p331-349

Palavras-chave:

Ricardo Piglia, Diário, Los Libros, Crítica

Resumo

O presente trabalho procura investigar certa figuração de Ricardo Piglia como crítico literário em uma intersecção entre dois campos de sua escrita: tanto sua participação como editor no periódico Los Libros (1969-1976), quanto as entradas diarísticas de sua obra Los diarios de Emilio Renzi (2015-2017), com especial enfoque no primeiro volume, Años de formación. A produção crítica e teórica do autor nesses dois veículos aparece sob uma forte linha de influência que ressoa seu repertório de juventude: a teoria crítica francesa, que contamina a produção argentina dos anos 60 e 70. Tanto através de análises e resenhas publicados no periódico, quanto em entradas específicas do diário, é possível observar a figuração de um autor-crítico que percorre os períodos de formação de Piglia. Nessas produções, cuja influência literária abrange Roland Barthes e outros autores do “telquelismo”, nos interessa justamente localizar tal figuração e analisar como esta dialoga diretamente com as distintas heranças francesas de sua época, tanto no campo da teoria e crítica literária, quanto no das posições políticas que se transportam para dentro do texto.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Zupiroli de Almeida, Universidade Estadual de Campinas

    Mestrando em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Estudos Literários pela pela mesma universidade, onde também é graduando em Filosofia.

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Publicado

2023-08-02

Como Citar

Almeida, G. Z. de. (2023). (Auto)figurações de um crítico: Ricardo Piglia e a teoria crítica francesa. Revista Criação & Crítica, 35, 331-349. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p331-349