Raúl Antelo e seus critérios de extimidade: A cena primitiva e sua relação com o pensamento estético europeu
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p42-57Palavras-chave:
viajantes e leitores, culturas primitivas, pensamento mítico, pensamento estético, descentralizaçãoResumo
Este artigo analisa a produção crítica de Raúl Antelo, concentrando-se em suas pesquisas sobre viajantes e leitores nas primeiras décadas do século XX, interessados nas culturas primitivas da América Latina, no contexto de um interesse generalizado no pensamento mítico. O artigo também propõe que este interesse pelo pensamento mítico é o resultado de uma crise generalizada da razão europeia e do projeto do Iluminismo. Finalmente, o texto salienta que estas viagens e leituras têm um efeito desconstrutivo nas narrativas, tanto críticas quanto estéticas, que tendem a pensar a relação entre a Europa e a América Latina como uma relação de dependência cultural. A pesquisa de Antelo, neste sentido, procura exibir uma rede de circulações que tem um efeito descentralizador sobre qualquer tentativa de construir um relato linear da configuração do pensamento estético durante as primeiras décadas do século passado.
Downloads
Referências
ANTELO, R. “Mundo duplo: uma poética do saber”. In: ANTELO, R. Transgressão & Modernidade. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2001.
ANTELO, R. Maria com Marcel. Duchamp nos trópicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
ANTELO, R. “Apostillas”. In: MÉTRAUX, A. Antropofagia y cultura. Buenos Aires: El cuenco de plata, 2011.
ANTELO, R. Tempos de Babel. Anacronismo e destruição. São Paulo: Lumme Editor, 2007.
BARTHES, R. El placer del texto y Lección Inaugural. México: Siglo XXI editores, 1998.
BARTHES, R. Mitologías. México: Siglo XXI editores, 1994.
BARTHES, R. “La metáfora del Ojo”. In BARTHES, R. Ensayos críticos. Barcelona: Seix Barral, 1983.
BATAILLE, G. El erotismo. Barcelona: Tusquet, 1997.
ESPOSITO, R. Inmunitas. Buenos Aires: Amorrortu, 2002.
FOSTER, H. “El artista como etnógrafo”. In: FOSTER, R. El retorno de lo real. Akal: Madrid, 2001.
LADDAGA, R. Reseña sobre RAÚL ANTELO. Maria con Marcel. Duchamp en los trópicos. Revista Iberoamericana, Pittsburgh, Vol. LXXIII, Núm. 220, Julio-Septiembre 2007, 689-706. Disponible: file:///C:/Users/Mario/Downloads/5352-21205-1-PB.pdf. Acceso: 06/04/23
SACCO, J.L.”Una dimensión real con vida propia: el espacio-tiempo mítico y su relación con la construcción histórica. El futuro del pasado, Salamanca, Núm. 8, 2017, 199-210. Disponible en: https://revistas.usal.es/uno/index.php/1989-9289/issue/view/1275. Acceso: 06/04/23.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).