Às voltas com as poses de Sylvia Molloy
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p148-169Palavras-chave:
Sylvia Molloy, Pose, Política da pose, Crítica literária latino-americana, Crítica QueerResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a categoria de pose na obra da escritora e crítica literária argentina Sylvia Molloy, tendo em vista as suas modulações em diferentes textos, sejam de criação literária ou de crítica e teoria literária. Defendo que há três zonas da pose em sua obra: por um lado, a pose como ação cotidiana significante, especialmente em seus textos literários; ainda, a ideia de política da pose, desde um olhar que tensiona os cruzamentos entre a literatura e os questionamentos de sexualidade e gênero; e, finalmente, a epistemologia da pose, como salto interpretativo para se compreender o próprio processo de elaboração da pose como problematização, como gesto diferenciado e objeto de reflexão do conhecimento. Procuro apontar ainda alguns paralelos com outras teorias, particularmente com leituras do pós-estruturalismo francês e com certa zona de filosofia e crítica que se constituía à época (e em alguns casos veio a ser lida posteriormente) como queer.
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