Um café com a Medusa, Ana Martins Marques e Hélène Cixous
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i35p132-147Palavras-chave:
Crítica feminista, Hélène Cixous, Poesia brasileira contemporânea, Ana Martins Marques, Figuras femininas, MedusaResumo
Ana Martins Marques (Belo Horizonte, 1977) é uma das vozes protagonistas na cena da poesia brasileira contemporânea. Meu objetivo neste artigo é investigar a reescrita da figura feminina Medusa, a partir da leitura crítico-interpretativa do poema “Um café com a Medusa”, publicado no livro Risque esta palavra (2021), tomando por base a crítica feminista de Hélène Cixous, em O riso da Medusa. Neste poema, vemos o deslocamento da representação da personagem feminina da condição de objeto para sujeito do discurso, como pretendia Beauvoir, no livro considerado como fundador do feminismo O segundo sexo. Para nós, com Ana Martins Marques e Cixous, “basta olhar a Medusa de frente para vê-la: ela não é mortal. Ela é bela, e ela ri” (CIXOUS, 2022, p. 62).
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