Entre a luz e a sombra: escrita difratada em Mr. Potter e See now then de Jamaica Kincaid
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i32p72-81Palavras-chave:
Jamaica Kincaid, Mr. Potter, See now then, escrita decolonial, colonialismo/colonialidadeResumo
Este artigo examina os romances Mr. Potter e See Now Then de Jamaica Kincaid pelo viés da teoria pós-colonial caribenha (Antonio Benítez-Rojo, Édouard Glissant, Wilson Harris, Patrick Chamoiseau, René Depestre). O objetivo é apresentar algumas ideias principais da teoria pós-colonial caribenha e analisar características decoloniais nos dois textos de Kincaid. As perguntas principais que guiam este ensaio são: como escreve Jamaica Kincais num contexto pós-/neocolonial? Como ela representa as personagens na interface colonialismo/colonialidade? Quais as características decoloniais da escrita difratada de Jamaica Kincaid?
Downloads
Referências
AUTOR. Fonte a ser inserida na revisão
BAKHTIN, Mikhail. The Dialogic Imagination. Trad. Caryl Emerson e Michael Holquist. (Org. Michael Holquist). Austin: University of Texas Press, 1981.
BENÍTEZ-ROJO, Antonio. The Repeating Island: The Caribbean and the Postmodern Perspective. Durham: Duke UP, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Outline of a Theory of Practice. Cambridge: Cambridge UP, 1977.
CHAMOISEAU, Patrick. Écrire en pays dominé. Paris: Gallimard, 1997.
CHAMOISEAU, Patrick. Biblique des derniers gestes. Paris: Gallimard, 2002.
CLIFFORD, James. The Predicament of Culture: Twentieth Century Ethnography, Literature, and Art. Cambridge: Harvard UP, 1988.
DANTICAT, Edwidge. "Children of the Sea". Krik? Krak! New York: Vintage, 1996, p. 1-29.
DEPESTRE, Réne. Encore une mer a traverser. Paris: La Table Ronde, 2005.
GLISSANT, Édouard , Poetics of Relation .Ann Arbor: The University of Michigan Press, 1997.
GLISSANT, Édouard. Caribbean Discourse. Charlottesville: University Press of Virginia, 1992.
HARRIS, Wilson. Tradition, the Writer and Society. London: New Beacon Books, 1967.
KINCAID, Jamaica. See Now Then. New York: Farrar, Straus and Giroux, 2014.
KINCAID, Jamaica. Mr. Potter. New York: Farrar, Straus & Giroux, 2002.
KINCAID, Jamaica. A Small Place. New York: Plume, 1988.
MOMEDAY, N. Scott. The Man Made of Words New York: St. Martin’s Griffin, 1998.
MORDECAI, Pamela Claire. Foreword. In: BOYCE DAVIES, Carole; FIDO, Elaine S. (orgs.). Out of the Kumbla: Caribbean Women and Literature. Trenton, NJ.: African World Press, 1990, p. vii-viii.
MORRISON, Toni. Burn this Book: Writers Speak Out on the Power of the Word. New York: Harper, 2009.
QUIJANO, Anibal. Colonialidad del poder, cultura y conocimiento en América Latina. Anuario Mariateguiano, v. 9, n. 9, p. 113-120, 1997.
SPIVAK, Gayatri Ch. A Critique of Postcolonial Reason: Toward a History of the Vanishing Present. Cambridge: Harvard UP, 1999.
WALCOTT, Derek. Omeros. New York: Farrar, Straus and Giroux, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roland Walter
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).