"Poética natural, poética forçada", de Édouard Glissant
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.i32p149-161Palavras-chave:
Relação, Poesia caribenha, Édouard Glissant, Cultura popular, OralidadeResumo
Neste artigo, Édouard Glissant resume suas principais proposições para as poéticas da Relação, configuradas em torno do conflito entre o crioulo e o francês tal qual se deu (e se dá) na Martinica. A Relação, grafada por Glissant com R maiúsculo, se opõe aqui ao Ser. A subjetividade de quem diz, traçada em jogo na trama interpoética caribenha, decanta de uma crítica ao ser unificado e circunscrito, ao qual se oporia o ser-da-Relação. Este, uma vez incompleto, tenderia a se completar, mas sem nunca terminar de fazê-lo, na vivência com os Outros. É não só incompleto, mas móvel e mutante em sua incompletude, conforme as relações se transformam e se engajam em diferentes relações com diferentes Outros. Glissant nos provoca a perceber essas dinâmicas de identificação e opacidade na consulta dos resultados dessas linguagens, produtos da experiência entre as poéticas livre e forçadas. Essa compreensão não é apenas pertinente para analisarmos as cenas contemporâneas de arte e seus processos de exclusão, mas sim, e principalmente, pelo valor de transgressão da cultura popular frente os esquemas de classificação, do cânone e da história da arte e da literatura. Ainda mais, favorece grandemente os estudos das poéticas da voz, que encontram na via da Relação uma autonomia poética e discursiva dentro dos sistemas literários.
Downloads
Referências
GLISSANT, Édouard. Poétique de la Relation. Paris: Gallimard, 1990.
GLISSANT, Édouard. Poétique naturelle, poétique forcée. In: GLISSANT, Édouard. Le discours antillais. Paris: Gallimard, 1997 [1981], p. 401-419.
GLISSANT, Édouard. Free and forced poetiques. Alcheringa, org. Michel Benamou e Jerome Rothenberg, Universidade de Boston, v. 2, n. 2, 1976. Disponível em <https://media.sas.upenn.edu/jacket2/pdf/reissues/alcheringa/Alcheringa_New-2-2_1976.pdf>. Acesso em 06 fev. 2022.
GLISSANT, Édouard. Poética da Relação. Trad. Manuela Mendonça. Porto: Sextante Editora, 2011.
GLISSANT, Édouard. Poética da Relação. Trad. Marcela Vieira e Eduardo Jorge de Oliveira. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Thadeu C. Santos, Henrique Provinzano Amaral
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).