Retratos inacabados
Gertrude Stein e Picasso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p89-104Palavras-chave:
Picasso, Gertrude Stein, Retratos, Identidade, IntersubjetividadeResumo
O artigo discute o retrato que Pablo Picasso fez de Gertrude Stein (1905) para cotejá-lo com os retratos literários que Gertrude Stein fez de Picasso (1909-10, 1924). Examinando como as obras respondem ao imperativo de “matar o século XIX”, interrogamos como tanto em Picasso quanto em Stein opera-se uma mudança de paradigma em relação às exigências do retrato enquanto gênero, que acaba por instaurar um modelo de intersubjetividade em dissidência com antigas prescrições de objetividade pautadas por uma tradição da retratística que emergira com o Renascimento. A análise coloca em relevo os paralelismos entre a “destruição” do espaço perspectivo na pintura cubista e a “destruição” da sintaxe nos poemas de Stein, bem como a busca por simultaneidade e por uma apreensão não unitária e fixa de noções como sujeito e identidade, que Picasso e a escritora praticaram em seus respectivos meios de expressão. Por último, comentamos brevemente a versão em português de Augusto de Campos a partir da tradução de “If I Told You: A Complete Portrait of Picasso” [Se eu lhe contasse: um retrato inacabado de Picasso], o segundo dos retratos de Picasso escrito por Gertrude Stein.
Downloads
Referências
CAMPOS, Augusto de (1989). “Porta-retratos: Gertrude Stein”. In: STEIN, Gertrude. Porta-retratos. Tradução de Augusto de Campos. Ilha de Santa Catarina: Editora Noa. p. 7-9.
CAMPOS, Augusto; STEIN, Gertrude (1989). Porta-retratos. Seleção, tradução e introdução de Augusto de Campos. Ilha de Santa Catarina: Editora Noa.
DUBNICK, Randa K. (1984). The structure of obscurity: Gertrude Stein, language, and cubism. Urbana: University of Illinois Press.
COLLIN, Luci (2003). “A composição em movimento: a dinâmica temporal e visual nos retratos literários de Gertrude Stein”. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo.
COLLIN, Luci (2008). “A rosa sendo uma rosa - Gertrude Stein e a reinvenção da linguagem”. In: Regina Przybycien; Cleuza Gomes. (Org.). Poetas Mulheres que Pensaram o século XX. 1a ed. Curitiba: Editora UFPR, v. 01, p. 47-65.
COPE, Karin (1993). “Painting After Gertrude Stein”. In Diacritics, Vol. 24, No. 2/3, Critical Crossings, pp. 190- 203.
HASELSTEIN, Ulla (2003). “Gertrude Stein's Portraits of Matisse and Picasso”. In: New Literary History, Vol. 34, No. 4, Multicultural Essays, pp. 723- 743.
KARMEL, Pepe (2003). Picasso and the Invention of Cubism. New Haven e Londres: Yale University Press.
KRAUSS, Rosalind (2006). Os Papeis de Picasso, tradução Cristina Cupertino. São Paulo, Iluminuras.
KOSTELANETZ, Richard, (ed.) (1982). The Avant-Gard Tradition in Literature. Nova York: Prometheus Books
RICHARDSON, John. A Life of Picasso, Volume I: 1881-1906. Nova York: Random House.
RUBIN, William (1996). Picasso and Portraiture. Nova York: The Museum of Modern Art.
STEIN, Gertrude (1985). “Portraits and Repetition”, in Lectures in America [1935], Boston, Beacon Press.
STEIN, Gertrude (1973). Everybody's Autobiography [1937], Nova Iorque, Vintage.
STEIN, Gertrude (1998). Writings 1903-1932, Nova Iorque, Library of America.
STEIN, Gertrude (1971) “A Transatlantic Interview 1946”, in A Primer For the Gradual Understanding of Gertrude Stein, Los Angeles, ed. Robert Bartlett Haas.
STEIN, Gertrude (2009). A autobiografia de Alice B. Toklas, trad. José Rubens Siqueira. São Paulo, Cosac Naify.
STEIN, Gertrude (2016). Picasso [1938], trad. Priscila Catão. Veneza, Ed. Ayné.
STEINER, Wendy (1978). Exact Resemblance to Exact Resemblance: The Literary Portraiture of Gertrude Stein. New Haven, Yale University Press.
VARNEDOE, Kirk. (1996) “Picasso’s Self-Portraits”, in Picasso and Poitrature: Representation and Transformation. Nova York: Museum of Modern Art
WILLIAMS, Carlos (1970). ‘A Novelette.’ [1932]. Imaginations. Ed. Webster Schott New York: New Directions. 272–304.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).