Suicídio, desejo e gozo na escrita literária
uma análise psicanalítica do "Patriotismo" de Yukio Mishima
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i23p65-87Palavras-chave:
Literatura Japonesa, Psicanálise, Yukio Mishima, EscritaResumo
O presente artigo descreve resultados de análise de um conto do japonês Yukio Mishima, no qual são abordadas questões sobre suicídio, sexo, honra, além do próprio patriotismo, aspecto central que nomeia a obra. Tal conto é relevante por possibilitar gestos de interpretação em campos que extrapolam as teorias literária e textual, viabilizando uma articulação com propostas dos campos do discurso e da Psicanálise. Esta última, de maior relevo neste trabalho, interessa particularmente porque oportuniza (re)pensar as relações entre constituição subjetiva, escrita, desejo e alteridade. Para condução da presente investigação, lançamos mão de revisão bibliográfica e análise discursiva da materialidade linguística como escolha metodológica. Destarte, tendo o material discursivo como ponto de partida, foi-nos possível destacar efeitos de sentido que emergem do texto de Mishima, em interpretações que encadeiam de maneira complexa as noções de corpo, sexo, gozo e o suicídio como mote de criação. Os resultados asseveram que, dada a especificidade da escrita de Mishima ¾bem como a dimensão complexa das questões que ele aborda ¾os gestos de interpretação ampliam e/ou subvertem sentidos de vida-morte, suicídio, desejo e gozo, ao tempo em que problematizam a escrita como um exercício de alcance da sublimação.
Downloads
Referências
BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Tradução de Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, (1957) 2017.
CORACINI, Maria José. “Leitura ou interpretação: pulsão escópica e gestos de violência”. In: FLORES, Giovanna Gertrudes Benedetto; NECKEL, Nadia; GALLO, Solange Leda (Org.) Análise de discurso em rede: cultura e mídia. Campinas: Pontes Editores, 2015.
CUNHA, Andrei; KANASHIRO, Victor. “Suicídio e política em tradução: Mishima como um texto brasileiro”. Letras & Letras, Uberlândia, v.32, n.1, p. 244-266, jan/jun 2016.
FREUD, Sigmund. “Além do princípio do prazer”. In: FREUD, Sigmund. Obras completas, v. 14: História de uma neurose infantil (“o homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, (1920) 2010.
HIRATA, Hosea. “To slit the beautifulbody/text: Mishima’s jouissance to death”. In: HIRATA, Hosea. Discourses of seduction: history, evil, desire and modern Japanese literature. Massachusetts: Harvard University Press, 2005.
KATO, Shuichi. Tempo e espaço na cultura japonesa. Tradução de Neide Nagae e Fernando Chamas. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2012.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 6: o desejo e sua interpretação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1958-1959.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 7: a ética da Psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1959-1960.
LACAN, Jacques. O seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1962-1963.
LACAN, Jacques. Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1995.
LEE, Henrique de Oliveira. O espaço autobiográfico em Yukio Mishima. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários). Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2007.
MAURANO, Denise. Nau do desejo. Rio de Janeiro: Editora Relume-dumará, 1995.
METZGER, Clarissa. A sublimação no ensino de Jacques Lacan: um tratamento possível do gozo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017.
MISHIMA, Yukio. “Patriotismo”. In: MISHIMA, Yukio. Morte em pleno verão e outras histórias. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
MOHOMED, Carino. “La pureza del samurái – historia y política en el pensamiento de Yukio Mishima”. História, São Paulo, v.31, n.1, p. 121-144, jan/jun 2012.
SAFATLE, Vladimir. Introdução a Jacques Lacan. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
WAKISAKA, Geny. “Notas sobre a literatura japonesa”. Revista USP, São Paulo v.27, p. 74-81, set/nov 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).