La littérature et le cinéma – les expérimentations d’Alain Robbe-Grillet
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i16p103-107Palavras-chave:
Nouveau cinéma, Nouvelle Vague, Cinéma Moderne, Littérature Moderne, Alain Robbe-GrilletResumo
Il s’agit d’un entretien avec Claude Murcia, professeur émérite de littérature comparée et d'études cinématographiques à l'université Diderot-Paris 7, sur la relation entre le cinéma et la littérature mais aussi notamment sur l’œuvre cinématographique d’Alain Robbe-Grillet et de ce qu’on nomme par « nouveau cinéma ».Downloads
Referências
ASTRUC, Alexandre. L’Écran français, n. 144, mars 1948.
BARRETTES, Roland. La Préparation du roman I et II. Notes des cours et séminaires au Collège de France 1978-1979 et 1979-1980. Paris : Seuil /IMEC, 2003.
BENVENISTE, Émile. Problèmes de linguistique générale. Paris : Gallimard, 2010.
GARDIES, André. Alain Robbe-Grillet. Paris: Éditions Seghers, 1972
MOREL, Jean-Pierre. « Roman de montage et poétique historique », publié dans la Revue de Littérature Comparée. n.2, avril-juin 1977.
MURCIA,Murcia. Nouveau roman, nouveau cinéma. Paris: Nathan, 1998.
PRINCE, Gerald. Le nouveau roman. In: Denis Hollier (org.) De la littérature française. Paris: Bordas.
SANTARCANGELI, Paolo. Le livre des labyrinthes – histoire d’un mythe et d’un symbole. Paris : Seuil, 1974.
VARDA, Agnès. Varda par Angès. Paris: Cahiers du cinéma/Seuil, 1994, p. 14.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).