Silêncio compartilhado: gestos de escrita e gestos de presença
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep115-122Palavras-chave:
Writing, Performance, Participation, Collective Actions Group.Resumo
A comunicação tem por objetivo refletir sobre a participação em um acontecimento artístico coletivo como um gesto de presença, alcançado no entrecruzamento da experiência e da escrita e possibilitando a emergência de subjetividades. A partir do texto “Cy Twombly: works on paper”, de Roland Barthes, apresenta um panorama que entende o gesto como o surplus de uma ação. Este panorama seráexpandido na união com um gesto silencioso da observação do contigente: O “É isto!” defendido pelo autor através do estudo de haikais no livro “A Preparação do Romance”. Tal investigação abriráo campo da “forma breve”, como posto por Barthes, e da noção de “sutileza” como posto por Claire Bishop no artigo “Zones of Indistinguishability: Collective Actions Group and Participatory Art”. Tanto a forma breve quanto a sutileza serão encaradas como formas de produzir subjetividade. Finalmente, o artigo iráresgatar o caráter anti-interpretativo do “É isto!” que, segundo Barthes, os haikais exercitam na sua relação entre experiência e forma, usando-o para analisar obras do grupo russo Collective Actions Group, ativo principalmente durante o período socialista, pensando assim não só o deslocamento entre escrita e presença, mas também a própria ideia de coletividade e compartilhamento de experiências.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A Preparação do Romance - Vol. I. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, Roland. “Cy Twombly: works on paper”. In: ______.The responsability of forms. University of Carlifornia Press, Berkeley e Los Angeles, 1991.pgs 157-176.
BARTHES, Roland. “From Work to Text”. In: ______. Image, Music, Text. Traduzido por Stephen Heath. Nova York: Hill and Wang, 1977.
BISHOP, Claire. “Zones of Indistinguishability: Collective Actions Group and Participatory Art”. Disponível em http://www.e-flux.com/journal/zones-of-indistinguishability-collective-actions-group-and-participatory-art/#_ftn21.)Acesso em: 20/06/2015.
MONASTYRSKY, Andrei. “Preface to Volume One”. Disponível em http://www.conceptualism-moscow.org/page?id=1557&lang=en. Traduzido por Yelena Kalinsky. Acesso em: 20/06/2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).