O QUE É O ESPORTE? AS CONTRIBUIÇÕES SEMINAIS DE JOHAN HUIZINGA E ROGER CAILLOIS RESSIGNIFICADAS POR ROLAND BARTHES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep4-8Palavras-chave:
Roland Barthes, Esporte, Documentário O esporte e os homens.Resumo
Em 1961, o pensador francês Roland Barthes (1915-1980) publicou o texto “Le sport et les hommes”, a partir de uma encomenda do canadense Hubert Aquin, que realizava um documentário com o mesmo título. O artigo oferece uma análise semiológica sobre a tourada na Espanha (a qual o próprio Barthes não sabe se a inclui na categoria de esporte), o automobilismo nos Estados Unidos, o ciclismo na França, o hóquei no gelo no Canadá e o futebol na Inglaterra. Longe dos termos técnicos das ciências do esporte e do linguajar acadêmico canônico, Barthes procura analisar os significados e a importância que o esporte assumiu na sociedade de massas do século XX, buscando interpretações e correlações entre a prática esportiva e as necessidades vitais do homem na contemporaneidade. Nossas reflexões procuram contrapor a contribuição barthesiana às obras seminais de dois outros autores europeus que, anos antes, propuseram uma leitura original sobre o esporte: são os casos de Johan Huizinga e o livro Homo Ludens (1938), e de Roger Caillois e Os Jogos e os Homens (1957).
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Mitologias. 9ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
BARTHES, Roland. O que é o esporte. Revista Serrote. São Paulo: Instituto Moreira Salles, n.3, 2009.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens. Lisboa: Portugal, 1990.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 1990.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).