RUMORES DE MITOLOGIAS – BARTHES E A COLONIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep143-147Palavras-chave:
Barthes, Mitologia, Colonização, História, Vídeo, FotografiaResumo
Proponho apresentar uma análise do vídeo Vita Nova (2009) do artista Vincent Meessen, que parte de uma fotografia que figura como capa da revista Paris Match de 1955 analisada por Roland Barthes no texto “O mito, hoje” de Mitologias (1957) – de um jovem negro saudando a bandeira francesa – decifrada como “álibi da colonização” (BARTHES, 1957, p. 203). Em sua investigação, o filme revela algo inesperado: o fato de que o avô de Barthes, Louis-Gustave Binger, havia sido um explorador colonial que governou o território correspondente à Costa do Marfim atual. O filme se apropria de textos de Barthes, em reviravoltas que criam novos sentidos e significados. Procuro identificar algumas inflexões, deslocamentos e outras reflexões dos textos de Barthes na presente obra, levando em consideração temas como mito, poder, colonização e história.
Downloads
Referências
ALTMANOVA, J. Du nom déposé au nom commun: néologie et lexicologie en discours. Milano: Educatt, 2013.
BARTHES, R. Mythologies. Paris: Le Seuil, 1957.
BARTHES, R. Le degré zero de l’écriture. Paris, Le Seuil, 1972.
BARTHES, R. Roland Barthes par Roland Barthes. Paris, Le Seuil, 1975.
BARTHES, R.“La division des langages” In Oeuvres Complètes, Tome II: 1966-1973, Paris: Le Seuil, 1994.
DEMOS, T.J. Return to the Postcolony - Specters of Colonialism in Contemporary Art. Berlin: Sternberg Press, 2013.
EMMAÜS, J. “Restitution de l’histoire: A la recherche de Diouf, Issa et Santoura, enfants de troupe en 1955” In Le Faso, 14 août 2006: http://www.lefaso.net/spip.php?page=impression&id_article=15689
MCQUILLAN, M. Roland Barthes (Or the Profession of Cultural Studies). New York: Palgrave Macmillan, 2011.
Yao, E. “Ecole militaire préparatoire de de Bingerville”le parcours des enfants de troupe” in Linfofrome, 21/03/ 2012: http://www.linfodrome.com/societe-culture/1456-le-parcours-des-enfants-de-troupe
Vídeo
MEESSEN, V. Vita Nova [vídeo-instalação] Produção: Normal Asbl, Bélgica, Distribuição: Argos, 2009. DV, PAL, 28 min., cor, son.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).