ROLAND BARTHES E AS REPRESENTAÇÕES DA ALTERIDADE
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep130-135Palavras-chave:
Alteridade, Amizade, Diferença, Reciprocidade, Semiologia francesa, Semiologia globalizada.Resumo
Com base na leitura do texto L’Étrangère, de Roland Barthes, este artigo examina representações do estrangeiro emergentes da produção teórico-crítica desse intelectual francês. Considera sobretudo a figura do Outro mediada pela amizade intelectual e pessoal que estabelece com Julia Kristeva. Para tanto, o artigo evidencia a contribuição de Julia Kristeva para o avanço da Semiologia Francesa, representando-a pelo projeto de renovação de paradigmas semiológicos cristalizados que impedem, segundo Barthes, a valorização da diferença. Este artigo também estuda textos de homenagem de Julia Kristeva a Roland Barthes, neles sublinhando a crítica da reciprocidade como critério de valor e « noyau dur » da reflexão barthesiana. Assim, o presente artigo estabelece um jogo de cartografias intelectuais e afetivas entre os dois semiólogos que enfatizam a recepção favorável à Alteridade articulada pelo pensamento plural (nacional e transnacional) de Roland Barthes.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. « L’Étrangère ». In: Le bruissement de la langue. Paris : Seuil, 1984. p. 197-200.
BARTHES, Roland. Album (Eric Marty, Org.). Paris : Seuil, 2015.
BARTHES, Roland. Comment vivre ensemble (Claude Coste, Org.). Paris : Seuil, Imec, 2002.
KRISTEVA, Julia. « Comment parler à la littérature ». In : Pulsions du temps. Paris : Fayard, 2013. p. 39-54.
KRISTEVA, Julia. La voix de Barthes. (Conférence présentée dans : « Une soirée d’hommage à Roland Barthes », organizé par le Centre Roland Barthes à l’ENS, le 18 novembre, 2008, sous la présidence de Jean-Charles Darmon). Disponível em : http://www.kristeva.fr/barthes.html. Acesso em 09/12/2015.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Com Roland Barthes. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).