Roland Barthes e o álbum de família
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep102-110Palavras-chave:
Roland Barthes, Roland Barthes por Roland Barthes, A Câmara Clara, fotografia, legenda.Resumo
Esta comunicação examina fotografias que integram o livro Roland Barthes por Roland Barthes, sob inspiração do gênero “álbum de família”, e a ausente fotografia da mãe n’A Câmara Clara, manancial declarado de escrita do livro. Perscruta a relação entre imagens e texto no álbum fotográfico do Roland Barthes por Roland Barthes: as legendas que revelam, ocultam, achatam, põem em narrativa as fotografias; aderência, recusa e/ou subversão de lugares-comuns autobiográficos pelo álbum; proposição de diferentes modos imagéticos que estariam tanto nesse livro quanto n’A Câmara Clara.
Downloads
Referências
BARTHES, R. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 1977.
BARTHES, R. A Câmara Clara: nota sobre a fotografia. 2. ed. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, R. O Prazer do Texto. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2006.
PINO, C. C. A. Em busca de uma vida nova: o projeto de romance de Roland Barthes. 2013. 214 p. Tese (Livre-Docência). – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).