EM BUSCA DE UMA IMAGEM: ALQUIMIA E CRÍTICA LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep74-79Palavras-chave:
Tragédia, crítica literária, alquimia, química, substância.Resumo
Em Sobre Racine, de Roland Barthes, a imagem da alquimia aparece associada à crítica universitária tradicional, acusada de fazer uma interpretação “mágica” da criação literária. Apoiando-se nos trabalhos de Gaston Bachelard, Barthes fala em uma visão “substancialista” do mundo, própria à burguesia, que buscaria encontrar a interioridade dos objetos e das pessoas. Contudo, ao tentar uma análise estrutural das tragédias de Racine, o crítico acaba reencontrando o pensamento substancialista nas peças do autor, e fala em uma química para caracterizar Britânico, que é descrita com termos próximos aos usados para falar em alquimia. As figuras da química e da alquimia, que reaparecem com frequência nos textos do autor, são indícios que podem nos ajudar a compreender a posição ambígua que Barthes assume para pensar a tragédia clássica.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A Formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BARTHES, R. Essais critiques. Paris: Seuil, 1964.
BARTHES, R. Mitologias. Rio de Janeiro: DIFEL, 2007.
BARTHES, R. “Œdipe roi.” In: Œuvres complètes, t. I. Paris: Seuil, 2002.
BARTHES, R. “Sobre "S/Z" e "O Império dos signos" In: O Grão da voz. Porto: Edições 70, 1981.
BARTHES, R. Sobre Racine. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
GOLDMANN, L. Le Dieu caché. Paris: Gallimard, 1959.
JASINSKI, R. Vers le vrai Racine. Paris: Armand Collin, 1958.
MAURON, C. L'inconscient dans l'oeuvre et la vie de Racine. Gap: Ophrys, 1957.
ORCIBAL, J. La genèse d'Esthèr et d'Athalie. Paris: J. Vrin, 1950.
AMIGO PINO, C. “Roland Barthes e o combate do Bem e do Mal.” Alea, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 231-244 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).