O PRAZER DO SUICÍDIO COMO PERFORMANCE DO SUJEITO EM BARTHES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep62-67Palavras-chave:
Barthes, Performance, Máscara, Morte do autor.Resumo
Em seu Roland Barthes par Roland Barthes, o crítico exorta seu leitor a considerar o que será lido como “dito por um personagem de romance”. Espalhando os signos desse deslocamento ao longo de todo o livro, Barthes evoca novamente a relação entre escritura e desaparecimento do sujeito, desenvolvida anos antes em seu “La mort de l’auteur”. O que este artigo pretende explorar é de que modo, ao acusar a fissura como posição ontológica do sujeito, Barthes radicaliza a noção de um “eu disperso” para chegar à formulação de um eu como performance.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Œuvres complètes IV. Paris: Éditions du Seuil, 2002d.
BARTHES, Roland. Œuvres complètes III. Paris: Éditions du Seuil, 2002c.
BARTHES, Roland. Œuvres complètes II. Paris: Éditions du Seuil, 2002b.
BARTHES, Roland. Œuvres complètes I. Paris: Éditions du Seuil, 2002a.
BENJAMIN, Walter. Essais sur Brecht. Trad. Philippe Ivernel. Paris: La Fabrique, 2003.
BERTOLT, Brecht, Petit organon pour le théâtre, trad. Jean Tailleur, Paris, L’Arche, 2008.
BIDENT, Christophe. Le geste théâtral de Roland Barthes. Paris: Hermann, 2012.
FERRARI, Frederico & NANCY, Jean-Luc. Iconografia de l'auteur. Paris: Galilée, 2005.
MARIN, Louis. "Roland Barthes par Roland Barthes ou l'autobiographie au neutre". In: Critique, nº 423-424. Paris: Minuit, 1982, p.734-743.
RABATÉ, Dominique. "Le singulier pluriel: Roland Barthes". In: Le chaudron fêlé. Paris: José Corti, 2006, p.199-221
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).