Os vestidos de Lúcia: Personagem e vestuário em Lucíola de José de Alencar
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0i15p87-101Palavras-chave:
romantismo, Alencar, Lucíola, modaResumo
O presente artigo tem por objetivo explorar na obra Lucíola, do escritor brasileiro José de Alencar, algumas relações que se estabelecem entre os sentidos do texto e o vestuário utilizado por Lúcia, protagonista do romance, ao longo da história. Procuramos construir uma relação entre a moda, a atmosfera das ambientações do romance e a personagem, a fim de mostrar como se articulam, em nível textual, esses elementos.
Downloads
Referências
ALENCAR, José de. “Lucíola”. In:ALENCAR, José de. Obra completa. Vol 1. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1959.
ALENCAR, José de. “Diva”. In: ALENCAR, José de. Obra completa. Vol 1. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1959.
ALENCAR, José de. “Encarnação”. In: ALENCAR, José de. Obra completa. Vol 1. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1959.
ALENCAR, José de. “Benção paterna”, prefácio a Sonhos d’ouro. In: ALENCAR, José de. Obra completa. Vol 1. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1959.
ALENCAR, José de. O gaúcho. 3ªed. São Paulo: Ática, 1988.
ALENCAR, José de. Melhores Crônicas: José de Alencar. São Paulo: Global, 2003.
ALENCASTRO, Luiz Felipe de. “Vida privada e ordem privada no Império”. In:ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org.). História da Vida Privada no Brasil. Vol 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
BATAILLE, Georges. O erotismo. 3ªed. Lisboa: Antígona, 1988.
BENJAMIN, Walter. “Paris do segundo império”. In:BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
CANDIDO, Antonio. “O indivíduo e a pátria”. In: CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750 – 1880. 10ª ed. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2006.
CIRLOT, Juan-Eduardo. Dicionário de símbolos. 4ªed. São Paulo: Centauro, 2007.
FORTES, Rita Félix. “Do bordel ao lar: uma volta impossível em Lucíola de José de Alencar”. Travessia, Santa Catarina, nº 25, pg. 61-69, 1992.
MACEDO, Joaquim Manuel de. “Memórias da Rua do Ouvidor”. In: STRZODA, Michelle (org.) O Rio de Joaquim Manuel de Macedo: jornalismo e literatura no século XIX. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010.
MACHADO, Roberto. Nietzsche e a verdade. São Paulo: Graal, 1999.
MARCO, Valéria de: O império da cortesã: Lucíola, um perfil de Alencar. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
PONTIERI, Regina Lúcia. A voragem do olhar. São Paulo: Perspectiva, 1988.
RIBEIRO, Luis Filipe. “A virgindade da Alma”. In:RIBEIRO, Luís Filipe. Mulheres de papel: um estudo do imaginário em Alencar e Machado de Assis. Niterói: EDUFF, 1996.
SOUZA, Gilda Rocha de Mello. O espírito das roupas: a moda no século dezenove. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
SOUZA, Gilda Rocha de Mello. “Macedo, Alencar, Machado e as roupas”. In: SOUZA, Gilda Rocha de Mello. A ideia e o figurado. São Paulo: Editora 34, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).