Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14Palavras-chave:
Transmetodologia, Cidadania comunieducativa, Pesquisa crítica, Culturas científicasResumo
O trabalho argumenta sobre a importância estratégica da produção de pensamento crítico na atual fase histórica latino-americana. Explicita a potência epistemológica da perspectiva transmetodológica para confrontar os obstáculos que as políticas autoritárias desenham à produção de conhecimento, ao tentar desestruturar as comunidades em ciências da comunicação em Nossa América. O referencial teórico-metodológico trabalha os conhecimentos e as experiências de investigação crítica em comunieducação produzidos no contexto da Rede Amlat na perspectiva de vigorizar o campo na região. Desse modo, dá continuidade às propostas de fortalecimento de uma vertente transmetodológica que contribua à desarticulação do paradigma positivista na área de conhecimento e fortaleça a cidadania comunieducativa na América Latina
Downloads
Referências
AGOGLIA, Rodolfo Mario. La filosofía latinoamericana como filosofía del tercer mundo. Boletín del Departamento de Filosofía, Quito, n. 4, p. 12-29, 1986.
ARPINI, Adriana; MUÑOZ, Marisa; RAMAGLIA, Dante. Diálogos inacabados con Arturo Andrés Roig: filosofía latinoamericana, historia de las ideas y universidad. Mendoza: Edifyl, 2020.
BACCEGA, Maria Aparecida. A construção do campo comunicação/educação: alguns caminhos. Revista USP, São Paulo, n. 48, p. 18-31, 2001.
BACCEGA, Maria Aparecida. Comunicação/educação: relações com o consumo. Importância para a constituição da cidadania. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 17, n. 19, p. 49-65, 2010.
BACCEGA, Maria Aparecida. Palavra e discurso: literatura e história. São Paulo: Ática, 2000.
BACHELARD, Gaston. Epistemologia. Lisboa: 70, 2006.
CARVALHO, Eugênio Rezende de. Arturo Andrés Roig: precursor da história intelectual latino-americana? Tempos Históricos, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 1, p. 48-62, 2015.
CASSIRER, Ernest. El problema del conocimiento (libro 1). 5. ed. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação, economia, sociedade e cultura. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. v. 1.
CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
CASTELLS, Manuel. A galáxia internet: reflexões sobre internet, negócios e sociedade. Lisboa: Fundação Calouse Gulbenkian, 2004.
CITELLI, Adilson Odair (org.). Comunicação e educação: o problema da aceleração social do tempo. São Paulo: Paulinas, 2017.
CITELLI, Adilson Odair. Reforma do ensino: déficit de comunicação e intercorrências políticas. Comunicação & Educação, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 7-19, 2018.
DOWBOR, Ladislau. A era do capital improdutivo. São Paulo: Outras Palavras & Autonomia Literária, 2018.
DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições Sesc, 2020.
DUSSEL, Ernesto. Método para uma filosofia da libertação: superação analética da dialética hegeliana. São Paulo: Loyola, 1986.
FORD, Aníbal. Navegações: comunicação, cultura e crise. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1999.
FOUCAULT, Michel. De espaços outros. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 27, n. 79, p. 113-122, 2013.
FURTADO, Celso. A economia latino-americana: formação histórica e problemas contemporâneos. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
GALEANO, Eduardo. Las venas abiertas de América Latina. Montevideo: El Chanchito, 1999.
GORTARI, Eli de. La ciencia en la historia de México. México: Grijalbo, 1980.
HOBSBAWM, Eric. Como mudar o mundo: Marx e o marxismo, 1840-2011. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
IANNI, Otavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
KOYRÉ, Alexander. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.
MALDONADO, Alberto Efendy. A construção da cidadania científica como premissa de transformação sociocultural na contemporaneidade. In: ENCONTRO ANUAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 20., 2011, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: PUCRS, 2011.
MALDONADO, Alberto Efendy. A perspectiva transmetodológica na conjuntura de mudança civilizadora em inícios do século XXI. In: MALDONADO, Alberto Efendy. Perspectivas metodológicas em comunicação: novos desafios na prática investigativa. Salamanca: Comunicación Social, 2013. p. 31-57.
MALDONADO, Alberto Efendy. A perspectiva transmetodológica: produtos midiáticos, estratégias e inter-relações comunicativas. In: OLIVEIRA, Gerson de Lima; SANTOS, Larissa Conceição dos; BONITO, Marco (org.). Comunicação em contextos de pesquisa. São Borja: Unimpampa; Assis: Triunfal, 2019a. p. 183-212.
MALDONADO, Alberto Efendy. Articulaciones transmetodológicas para una epistemología latinoamericana en comunicación. Revista Alaic, São Paulo, v. 15, n. 28, p. 60-71, 2018.
MALDONADO, Alberto Efendy. El desafío epistemológico de la praxis teórica en la construcción de teorías de la comunicación. Mediaciones Sociales, Madrid, v. 18, p. 11-24, 2019b.
MALDONADO, Alberto Efendy. Epistemología de la comunicación: análisis de la vertiente Mattelart en América Latina. Quito: Ciespal, 2015.
MALDONADO, Alberto Efendy. La investigación de la comunicación en América Latina y las estrategias transmetodológicas para su avance epistemológico y socioeducativo. In: MALDONADO, Alberto Efendy; PEREIRA, A. (coord.). Investigación de la comunicación en América Latina. Quito: FACSO-UCE, 2010. p. 19-38.
MALDONADO, Alberto Efendy. Perspectivas transmetodológicas na pesquisa de sujeitos comunicantes em processos de receptividade comunicativa. In: MALDONADO, Alberto Efendy (org.). Panorâmica da investigação em comunicação no Brasil: processos receptivos, cidadania e dimensão digital. Salamanca: Comunicación Social, 2014. p. 17-40.
MALDONADO, Alberto Efendy. Transmetodología en tiempos de fascismo social. Chasqui, Quito, v. 133, p. 211-227, 2016.
MALDONADO, Alberto Efendy; BARRETO, Virgínia Sá; LACERDA, Juciano de Sousa (org.). Comunicação, educação e cidadania: saberes e vivências em teorias e pesquisa na América Latina. João Pessoa: EDUFPB; Natal: EDUFRN, 2011.
MATTELART, Armand. A invenção da comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002a.
MATTELART, Armand. História da utopia planetária: da cidade profética à sociedade global. Porto Alegre: Sulina, 2002b. MATTELART, Armand; MATTELART, Michèle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.
MATTELART, Armand; SÉNÉCAL, Michel. Por una mirada-mundo: conversaciones con Michel Sénécal. Barcelona: Gedisa, 2014.
MATTELART, Armand; VITALIS, André. De Orwell al cibercontrol. Barcelona: Gedisa, 2015.
MONJE, Inés et al. Ciudadanía comunicativa: aproximaciones conceptuales y aportes metodológicos. In: PADILLA FERNÁNDEZ, Adrián; MALDONADO, Alberto Efendy (org.). Metodologías transformadoras: tejiendo la red en comunicación, educación, ciudadanía e integración en América Latina. Caracas: Red AMLAT, 2009. p. 179-199.
PIKETTY, Thomas. A economia da desigualdade. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.
PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
ROMANCINI, Richard. Comunicação e educação: as distintas trajetórias no espaço ibero-americano. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 18., 2015, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: Intercom 2015.
ROMANCINI, Richard. Do Kit Gay ao Monitor da Doutrinação: a reação conservadora no Brasil. Contracampo, Rio de Janeiro, v. 37, n. 2, p. 87-108, 2018.
ROMANCINI, Richard; CASTILHO, Fernanda. Novos letramentos e ativismo: aprendizagens formal e informal nas ocupações de escolas em São Paulo. Revista Alaic, São Paulo, v. 14, p. 128-138, 2017.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço, técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002. SARTRE, Jean-Paul. Crítica de la razón dialéctica: teoría de los conjuntos prácticos. Buenos Aires: Losada, 2011.
WALLERSTEIN, Immanuel (coord). Abrir las ciencias sociales: informe de la comisión Gulbenkian para la reestructuración de las ciencias sociales. 5. ed. México: Siglo Veintiuno, 2001.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alberto Efendy Maldonado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.