Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias

Autores

  • Alberto Efendy Maldonado Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14

Palavras-chave:

Transmetodologia, Cidadania comunieducativa, Pesquisa crítica, Culturas científicas

Resumo

O trabalho argumenta sobre a importância estratégica da produção de pensamento crítico na atual fase histórica latino-americana. Explicita a potência epistemológica da perspectiva transmetodológica para confrontar os obstáculos que as políticas autoritárias desenham à produção de conhecimento, ao tentar desestruturar as comunidades em ciências da comunicação em Nossa América. O referencial teórico-metodológico trabalha os conhecimentos e as experiências de investigação crítica em comunieducação produzidos no contexto da Rede Amlat na perspectiva de vigorizar o campo na região. Desse modo, dá continuidade às propostas de fortalecimento de uma vertente transmetodológica que contribua à desarticulação do paradigma positivista na área de conhecimento e fortaleça a cidadania comunieducativa na América Latina

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Biografia do Autor

  • Alberto Efendy Maldonado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professor titular e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos).

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Publicado

2022-07-14

Como Citar

Maldonado, A. E. (2022). Cidadania comunieducativa e transmetodologia: a investigação crítica necessária em conjunturas autoritárias: . Comunicação & Educação, 27(1), 5-14. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p5-14