Tecnologias e dispositivos móveis no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v27i1p178-194Palavras-chave:
Metodologia, Recepção, informação, Tecnologias, Ensino remotoResumo
Este artigo apresenta dois percursos teórico-metodológicos de inclusão e usos de tecnologias na criação de estratégias formativas autorais para atender as demandas de aprendizagem com o ensino remoto, em duas experiências diversas: a primeira, nos anos iniciais da educação básica, e a segunda, em uma graduação de Pedagogia. Para tanto, analisa, por meio dos percursos propostos, as alternativas encontradas e os planejamentos pautados no protagonismo docente e discente, na apropriação de aplicativos e dispositivos disponíveis. O escopo é compreender alguns dos caminhos possíveis que os grupos propuseram e experimentaram na efetivação das formações. De metodologia participante, pauta-se ainda na pesquisa de recepção, pois individualiza na escuta e observações das interações e registros os discursos e as elaborações dos sujeitos nos contextos.
Downloads
Referências
BARBIER, Rene. A escuta sensível em educação. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 15., 1992, Caxambú. Anais […]. Caxambú: ANPEd, 1992. p. 187-216.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução às teorias e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. 40. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação da pandemia do novo coronavírus – covid-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 26 set. 2020.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. TIC Educação 2019. São Paulo: Cetic.BR, 2019. https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 26 set 2020.
EBOOK Coronavirus around the world. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Suéller Costa. Disponível em: https://youtu.be/5G9AXf-jmfs. Acesso em: 6 jun. 2022.
JUAZEIRO. Decreto nº 217/2020, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas preventivas para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional, estadual e internacional decorrente do coronavírus e H1N1, e dá outras providências. Juazeiro: Gabinete do Prefeito Municipal, [2020]. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/seac-gr/arquivos/decreto-medidas-preventivas-coronavirus.pdf. Acesso em: 26 set. 2020.
LAPA, Andrea; GIRARDELLO, Gilka. Gestão em rede na primavera secundarista. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio E.; CHAGAS, Alexandre (org.). WhatsApp e educação. Entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 29-48.
MORAN, Manuel J.; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 13. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MOREIRA, José A.; TRINDADE, Sara D. O WhatsApp como dispositivo pedagógico para a criação de ecossistemas educomunicativos. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio E.; CHAGAS, Alexandre (org.). WhatsApp e educação. Entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 49-68.
MY FAMILY – 1st grade. [S. l.: s. n.], 2020a. 1 vídeo (15 min). Publicado pelo canal Suéller Costa. Disponível em: https://youtu.be/MPfkZ4nNZ34. Acesso em: 6. jun. 2022.
OLIVEIRA, Elida. Quase 40% dos alunos de escolas públicas não têm computador ou tablet em casa, aponta estudo. G1, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/06/09/quase-40percent-dos-alunos-de-escolas-publicas-nao-tem-computador-ou-tablet-em-casa-aponta-estudo.ghtml. Acesso em: 26 set. 2020.
OROZCO GÓMEZ, Guillermo. Educomunicação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. São Paulo: Paulinas, 2014.
PREPOSITIONS of place – 4th grade. [S. l.: s. n.], 2020b. 1 vídeo (12 min). Publicado pelo canal Suéller Costa. Disponível em: https://youtu.be/6YxFXoLdPzU. Acesso em: 6 jun. 2022.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edilane Carvalho Teles, Adriana Maria de Almeida Campana, Suéller Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autorizo a publicação do artigo submetido e cedo os direitos autorais à revista, na versão impressa e eletrônica, caso o mesmo seja aprovado após a avaliação dos pareceristas.
Estou ciente de que os leitores poderão usar este artigo sem prévia solicitação, desde que referidas a fonte e a autoria. Os leitores não estão autorizados a usar este artigo para reprodução, na integra ou em partes, para fins comerciais.