“A poesia faz alguma coisa acontecer”: a subjetividade e a construção da identidade de mulheres negras na tradução de Nayyirah Waheed
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i26p81-97Palavras-chave:
Feminismo negro, Nayyirah Waheed, Identidade, PoesiaResumo
A poesia produzida por mulheres negras ainda não possui a mesma visibilidade dos trabalhos realizados por autores brancos, nos ambientes acadêmicos e fora dele. A partir destas considerações, este trabalho visa discutir as noções de subjetividade como uma ferramenta de radicalidade e de contraposição aos valores hegemônicos, que desprestigiam as produções poéticas produzidas por mulheres negras. Este trabalho apresenta uma leitura feminista, a partir das considerações de autoras do feminismo negro estadunidense e brasileiro. A poesia é, neste sentido, o vetor para a construção de identidade, a partir da autodefinição por meio da subjetividade. A tradução da poeta contemporânea Nayyirah Waheed é um norteador para esta discussão, de que estes valores podem transitar em campos sociolinguísticos distintos e habitarem outros lugares, para além do campo social e político. Os estudos da tradução também se relacionam com o pensamento hegemônico e estruturalmente racista (Cf. COLLINS, 2016). Desta forma, traduzir autoras negras é também um modo de ampliar o acesso a estas leituras insubmissas e uma possibilidade de reconstruir a trajetória de mulheres negras, autodeterminadas e que rompem com o status de “outro” para se tornarem sujeitos.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Silvio. “Concepção estrutural”. In: O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte: Letramentos, 2018.
BARBEE, L. Evelyn; LITTLE, Marilyn. “Health, social class and African-american woman”. In: Theorizing black feminism: The visionary pragmatism of black women. London: Routledge, 1993.
CARNEIRO, Sueli. “Enegrecer o Feminismo: a situação da mulher negra na américa latina a partir de uma perspectiva de gênero”. Portal Geledés, 2011. Disponível em: <https://www.geledes.org.br/enegrecer-o-feminismo-situacao-da-mulher-negra-na america latina-partir-de-uma-perspectiva-de-genero/>. Acesso em: 22 de outubro de 2021.
COLLINS, Patricia Hills. “Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro”. Brasília, Vol. 31, No. 1, 2016, p.102-105.
LORDE, Audre. “A poesia faz alguma coisa acontecer”. In: Sou sua irmã: escritos reunidos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
LORDE, Audre. “Minha poesia e autodefinição”. In: Sou sua irmã: escritos reunidos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Pós-modernidade e a tradução como subversão. Anais do VII Encontro Nacional/1 Encontro Internacional de Tradutores. São Paulo, 1998. Disponível em: . Acesso em: 15 de janeiro de 2020.
WAHEED, Nayyirah. Salt. Createspace Independent Publishing Platform, 2013.
WAHEED, Nayyirah. Nejma. Createspace Independent Publishing Platform, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Carolina Dias Santos do Vale
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.