Yidishe Parshoinen Un Brazilianishe Penimer: Perfis Judaicos e Brasileiros na Literatura Iídiche produzida no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-8051.cllh.2015.108754Palavras-chave:
Literatura iídiche, Literatura judaica, Literatura iídiche no Brasil, Escritores iídiches no BrasilResumo
Judeus que emigraram da Europa para o Brasil na primeira metade do século XX foram geralmente falantes do iídiche. Alguns nomes se destacaram como escritores da língua. Além de escreverem contos que faziam referência ao universo que tinha sido deixado para trás, vários dos textos publicados em iídiche no Brasil estavam vinculados a experiências locais. Em contraste com as limitações que Bashevis Singer expressou sobre o uso do iídiche nos Estados Unidos, as obras iídiches de autores no Brasil não expõem dificuldades na forma de expressão. Alguns dos textos publicados na década de 1950 em Der poilisher yid são aqui estudados, com destaque para perfis dos universos judaico e brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-SA, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.