A geopolítica da circulação de mercadorias em Moçambique: uma história de extraversão

Autores/as

  • Antônio Gomes de Jesus Neto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v27i2p79-95

Palabras clave:

Moçambique, África Austral, Fluidez territorial, Circulação de mercadorias

Resumen

Moçambique é historicamente conhecido por ser um território de escoamento da produção do hinterland da África Austral, principalmente dos seus vizinhos África do Sul, Suazilândia, Zimbabwe e Malawi. Esse longo processo de extraversão teve início no período colonial, quando o governo português negociou com as colônias vizinhas a construção das três redes ferroviárias de Moçambique, e foi diretamente impactado pela geopolítica regional dos anos 1980, caracterizada por um embate entre o socialismo moçambicano e o regime sul-africano do apartheid. Atualmente, com a reabertura econômica pós-guerra, novos (ou não tão novos) parceiros econômicos investem nos sistemas técnicos de transporte de Moçambique, de modo que África do Sul, China e Brasil continuam a reforçar o caráter historicamente extravertido da circulação de mercadorias moçambicana.

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Biografía del autor/a

  • Antônio Gomes de Jesus Neto, Universidade de São Paulo
    Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Pesquisador do Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental (LABOPLAN), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

Publicado

2016-12-28

Número

Sección

Dossiê Amazônia

Cómo citar

Jesus Neto, A. G. de. (2016). A geopolítica da circulação de mercadorias em Moçambique: uma história de extraversão. Cadernos CERU, 27(2), 79-95. https://doi.org/10.11606/issn.2595-2536.v27i2p79-95