Diagnóstico sociocultural de camponeses egressos de um projeto de alfabetização do programa nacional de educação na reforma agrária em Alagoas - BR

Autores

  • Maria Reneude de Sá Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000100010

Palavras-chave:

Educação do campo, Alfabetização de jovens e adultos, Exclusão escolar em populações rurais

Resumo

Este artigo apresenta uma caracterização sociocultural de um grupo de camponeses assentados da reforma agrária, egressos de um projeto de alfabetização. Mostra que o grupo apresenta uma identidade social comum, construída historicamente por várias gerações de trabalhadores braçais, vinculados à cultura da cana-de-açúcar, marcados por relações de extrema exploração e condições de vida muito precárias. A posse da terra, com aquisição de um pequeno lote da reforma agrária, não resultou em mudanças significativas na sua qualidade de vida. A exclusão social que caracteriza o grupo reflete-se na exclusão escolar. Mesmo tendo a maioria frequentado classes de alfabetização em diversas fases da vida, o grupo continua sem o domínio elementar da leitura e da escrita, fato que denuncia o caráter de inclusão marginal das políticas de escolarização oferecidas às camadas populares no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Maria Reneude de Sá, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados
    em Educação: Currículo da PUC/SP

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Dossiê Amazônia

Como Citar

Sá, M. R. de. (2010). Diagnóstico sociocultural de camponeses egressos de um projeto de alfabetização do programa nacional de educação na reforma agrária em Alagoas - BR. Cadernos CERU, 21(1), 181-202. https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000100010