Diagnóstico sociocultural de camponeses egressos de um projeto de alfabetização do programa nacional de educação na reforma agrária em Alagoas - BR
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000100010Palavras-chave:
Educação do campo, Alfabetização de jovens e adultos, Exclusão escolar em populações ruraisResumo
Este artigo apresenta uma caracterização sociocultural de um grupo de camponeses assentados da reforma agrária, egressos de um projeto de alfabetização. Mostra que o grupo apresenta uma identidade social comum, construída historicamente por várias gerações de trabalhadores braçais, vinculados à cultura da cana-de-açúcar, marcados por relações de extrema exploração e condições de vida muito precárias. A posse da terra, com aquisição de um pequeno lote da reforma agrária, não resultou em mudanças significativas na sua qualidade de vida. A exclusão social que caracteriza o grupo reflete-se na exclusão escolar. Mesmo tendo a maioria frequentado classes de alfabetização em diversas fases da vida, o grupo continua sem o domínio elementar da leitura e da escrita, fato que denuncia o caráter de inclusão marginal das políticas de escolarização oferecidas às camadas populares no Brasil.Downloads
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Publicado
2010-06-01
Edição
Seção
Dossiê Amazônia
Como Citar
Sá, M. R. de. (2010). Diagnóstico sociocultural de camponeses egressos de um projeto de alfabetização do programa nacional de educação na reforma agrária em Alagoas - BR. Cadernos CERU, 21(1), 181-202. https://doi.org/10.1590/S1413-45192010000100010