Expondo a si mesmas: homenagem às professoras do departamento de Filosofia da USP e o processo de escuta
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v39i2p349-363Palavras-chave:
Subjetividade , Narrativa, Testemunho, Memória, MulheresResumo
Este artigo visa tratar do relato e da memória de onze professoras que compõem ou compuseram o corpo docente do departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo. Testemunhos de diferentes intensidades apresentados no II Encontro do GT de Filosofia e Gênero da ANPOF, realizado em setembro de 2019 no Departamento de Filosofia (FFLCH) da USP. Busca-se, com a mesma atenção, a fundamentação de teorias feministas sobre a narrativa e a escuta de mulheres, tendo por esteio uma nova compreensão de subjetividade que pressupõe a crítica à tradição do pensamento filosófico e à construção metafísica da subjetividade. Com base na ideia de “eu relacional”, a crítica não homogênea de feministas torna possível uma compreensão de relatos variados, testemunhos de opressão revelados e de discriminações, revelados em narrativas.
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