Considerações filosóficas sobre a leitura e divulgação de O Príncipe no início da modernidade

Autores

  • Rodolfo Jacarandá Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i25p38-55

Palavras-chave:

O Príncipe, Maquiavelismo, Soberania, Estado, Divulgação

Resumo

O Príncipe é um texto político fundador da modernidade. Sua divulgação foi tão polêmica que é bastante difícil ter uma noção exata acerca das próprias ideias de Maquiavel com relação aos propósitos de sua obra. Criado a partir das repercussões ao texto do pensador florentino, o conceito de maquiavelismo identifica o pensamento político moderno de tal forma que o surgimento dos termos soberania e Estados e associaram a ele quase como sinônimos. Analisarei algumas das principais reações imediatas a O Príncipe para mostrar a gênese do maquiavelismo no cenário dos conflitos interpretativos em disputa na ebulição do Estado moderno. Meu objetivo é dar suporte à tese de que o pensamento de Maquiavel foi fundamental para as rupturas que deram origem à modernidade política, independentemente de suas reais intenções.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ASCH, Ronald. The thirty years war - The Holy Roman Empire and Europe, 1618-48. USA: Palgrave, 1997.

BARCIA, Franco. Tacito e tacitismi in Italia tra Cinquecento e Seiscento. In: SUPPA, Silvio. Tacito e tacitismi in Italia da Machiavelli a Vico. Teoria e storia della ragion di Stato. Quaderno 3. Napoli: Archivio della Ragion di Stato – Adarte, 2003. pp. 43-58.

BEAME. Edmond M. The Use and Abuse of Machiavelli: The Sixteenth-Century French Adaptation. Journal of the History of Ideas, Vol. 43, No. 1. (Jan. - Mar., 1982), pp. 33-54.

BOBBITT, Philip. The shield of Achilles – war, peace and the course of history. Penguin Books: New York, 2002.

BOTERO, Giovanni. Della ragion di Stato. Roma: Donzelli editore, 1997.

D'ANDREA. Antonio. The Political and Ideological Context of Innocent Gentillet's Anti-Machiavel. Renaissance Quarterly, Vol. 23, No. 4. (Winter, 1970), pp. 397-411.

D'ANDREA. Antonio. The Last Years of Innocent Gentillet: ‘Princeps Adversariorum Machiavelli’. Renaissance Quarterly, Vol. 20, No. 1. (Spring, 1967), pp. 12-16.

DELLA CASA, Giovanni. Orazione scritta a Carlo V Imperatore intorno alla restituzione della città di Piacenza. Ricciardi, Milano, 1960 [edição digital de 15 de maio de 2007]. Disponível em: http://bivio.signum.sns.it/bvWorkTOC.php?authorSign=DellaCasaGiovanni&titleSign=OrazioneScrittaACarloV ]. Acessado em 15 de janeiro de 2015.

DONALDSON, Peter Samuel. Machiavelli and mystery of state. Cambridge: Cambridge University Press, 1988.

FIGGIS, John Neville. Political Thought from Gerson to Grotius: 1414–1625: Seven Studies. Canadá: Batoche Books, Kitchener, 1999.

FIRPO, Luigi. Scritti sul pensiero politico del Rinascimento e della Controriforma. Torino: Utet Libreria, 2005.

FOUCAULT, Michel. Securité, territoire et population. Cours au Collège de France (1977-1978). Édition établie sous la direction de François Ewald et Alessandro Fontana, par Michel Senellart. Paris: Gallimard, Seuil, 2004.

GENTILLET, Innocent. Discours sur les moyens de bien gouverner et maintenir en bonne paix un Royaume ou autre Principauté. Contre Nicolas Machiavel Florentin. Genève: Broz, 1968.

GILBERT, Felix. Machiavelli and Guicciardini. Journal of the Warburg Institute, Vol. 2, No. 3. (Jan., 1939), pp. 263-266.

GUICCIARDINI, Francesco. Dialogo del reggimento di Firenzi. p. 230-231. A cura de Gian Mario Anselmi e Carlo Varotti. Bollati Boringhieri: Torino, (1994) 2006.

GUICCIARDINI, Francesco. Se sia lecito condurre el populo alle buone legge con la forza non potendo farsi altrimenti. In: Scritti politici e Ricordi. Collezione: Scrittori d'Italia. Bari: G. Laterza Editore, 1933 [Edição eletrônica de 2000].

HASLAM, Jonathan. A necessidade é a maior virtude – o pensamento realista nas relações internacionais. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

KAHN, Victoria. Reading Machiavelli: Innocent Gentillet's Discourse on Method. Political Theory, Vol. 22, No. 4. (Nov., 1994), pp. 539-560.

KELLEY, Donald R. Murd'rous Machiavel in France: A Post Mortem. Political Science Quarterly, Vol. 85, No. 4. (Dec., 1970), pp. 545-559.

LUCIANI, Vincent. Guicciardini and the Risorgimento. Italica, Vol. 18, No. 4. (Dec., 1941), pp. 186-192.

MATTEI, Rodolfo De. Il problema della “ragion di Stato” nell’Età della controriforma. Milano – Napoli: Riccardo Ricciardi Editore, 1979.

MÉCHOULAN, Henri. La raison d’État dans la pensée espagnole au siècle d’Or, 1550-1650. In: ZARKA, Yves Charles [org]. Raison e déraison d’État. Théoriciens et théories de la raison d’État aux XVIe et XVIIe siècles. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

MEINECKE, Friedrich. L’idée de la raison d’État dans l’histoire des temps modernes. Traduit de l’allemand par Maurice Chevallier. Geneva: DROZ, 1973.

MESNARD, Pierre. L’essor de la philosophie politique au XVIe siècle. Troisième édition. Paris: Vrin, 1977.

ORSINI, Napoleone. "Policy": Or the Language of Elizabethan Machiavellianism. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, Vol. 9. (1946), pp. 122-134.

PARKIN, John. Machiavellism in Etienne Pasquier's "Pourparler du Prince". The Modern Language Review, Vol. 68, No. 3. (Jul., 1973), pp. 530-544.

POCOCK, J.G.A. The Machiavellian moment – Florentine Political thought and the Atlantic republican tradition. Princeton and Oxford: Princeton University Press, [1975] 2003.

QUARTIM DE MORAES, J. A justificação do tiranicídio no pensamento proto-liberal de Juan de Mariana. Coleção Primeira Versão, IFCH/UNICAMP. Campinas: IFCH/UNICAMP, 1993.

RIBADENEYRA, Pedro de. Le Prince Chrestien. Paris: Fayard, 1996.

SALINAS, S. C. Estudios de derecho internacional público. INSTITUTO DE INVESTIGACIONES JURÍDICAS - Serie H, Núm. 14. Universidad Nacional Autónoma de México. ISBN 968-837-855-0. pp 41-54.

SALMON, J. H. M. Cicero and Tacitus in Sixteenth-Century France. The American Historical Review, Vol. 85, No. 2. (Apr., 1980), pp. 307-331.

SARUBBI, Antonio; SCUDIERI, Pasqualina. I teorici della ragion di Stato – Mito e realtà. Napoli: Edizione Scientifiche Italiane, 2000.

SENELLART, M. Machiavélisme et raison d’État – XIIe-XVIIIe siècle. Paris: Presses Universitaire de France, 1989.

SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Martins fontes, 1996.

SKINNER, Quentin. Maquiavel. Tradução de Maria Lúcia Montes. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1988.

TIERNEY, Brian. Natural Law and Natural Rights - Old Problems and Recent Approaches. The Review of Politics, Vol. 64, No. 3. (Summer, 2002), pp. 389-406.

TUCK, Richard. Philosophy and government, 1572-1651. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

VASOLI, Cesare. Machiavel inventeur de la raison d’État? In: ZARKA, Yves Charles [org]. Raison e déraison d’État. Théoriciens et théories de la raison d’État aux XVIe et XVIIe siècles. Paris: Presses Universitaires de France, 1994.

WEBER, Wolfgang. What a Good Ruler Should Not Do - Theoretical Limits of Royal Power in European theories of absolutism 1500-1700. Sixteenth Century Journal, Vol. 26, No. 4. (Winter, 1995), pp. 897-915.

WHITFIELD, J. H. The Politics of Machiavelli. The Modern Language Review, Vol. 50, No 4. (Oct., 1955), pp. 433-443.

YHARRASSARRY, Julián Viejo. “Contra politicos atheistas”. Razón católica y monarquía hispánica en la segunda mitad del siglo XVII. In: BORRELLI, Gianfranco [A cura di]. Prudenza civile, bene comune, guerra giusta. Percorsi della ragion di Stato tra seicento e settecento. Teoria e storia della ragion di Stato. Quaderno 1. Napoli: Archivio della Ragion di Stato – Adarte, 1999.

Downloads

Publicado

2014-07-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Jacarandá, R. (2014). Considerações filosóficas sobre a leitura e divulgação de O Príncipe no início da modernidade. Cadernos De Ética E Filosofia Política, 2(25), 38-55. https://doi.org/10.11606/issn.1517-0128.v2i25p38-55