Imagens e reflexões: a linguagem da geometria nas escolas

Autores

  • Regina Coeli Moraes Kopke Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64658

Palavras-chave:

geometria e desenho, ensino de geometria e desenho, transdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo é baseado em tese de doutoramento e tem como objetivo discutir o retorno da geometria e do desenho na educação básica à luz da transdisciplinaridade. Entende-se a geometria como a representação gráfica da matemática que está interligada às demais disciplinas do currículo escolar, o que ocorre também com o desenho. A abordagem transdisciplinar, por sua vez, visa a compreensão do conhecimento de forma mais completa,
fugindo da abordagem tradicional que o fragmenta. Deste modo, espera-se que a escola e os professores atualizem sua forma de pensar e abordar tanto a geometria quanto o desenho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regina Coeli Moraes Kopke, Universidade Federal de Juiz de Fora
    Coordenadora do curso de Artes e Design da UFJF; Mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ; Doutora em Educação pela UFRJ

Downloads

Publicado

2006-04-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Imagens e reflexões: a linguagem da geometria nas escolas. (2006). Caligrama (São Paulo. Online), 2(1). https://doi.org/10.11606/issn.1808-0820.cali.2006.64658