Educação de usuários e Peer Instruction: modelo de aula de biblioteca para compreender conceitos na escola
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2024.227249Palavras-chave:
Processo de aprendizagem, Metodologias ativas de aprendizagem, Estudos de usuários, Aula de biblioteca, Compreensão profundaResumo
A pesquisa teve como objetivo estruturar um modelo de aula de biblioteca que se valha de uma metodologia ativa de aprendizagem para que os estudantes, sobretudo os dos anos finais do Ensino Fundamental II, compreendam conceitos referentes ao ambiente/universo da biblioteca escolar. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa exploratória e bibliográfica e nos concentramos na metodologia ativa Peer Instruction, proposta por Eric Mazur. Desenvolvemos um modelo de aula de biblioteca dividido em quatro fases (Fase 1: Organização dos grupos de alunos; Fase 2: Atribuição de conceitos aos grupos; Fase 3: Aplicação das etapas do Peer Instruction aos grupos; Fase 4: Resultado e consolidação da ação). A Fase 3 é formada por sete etapas (Etapa 1: Pergunta colocada; Etapa 2: Alunos pensam sobre a pergunta; Etapa 3: Alunos registram respostas individuais; Etapa 4: Alunos convencem seus colegas sobre o conceito; Etapa 5: Alunos registram a resposta revisada do grupo; Etapa 6: Feedback para o bibliotecário; Etapa 7: Explicação da resposta correta pelo bibliotecário). Conclui-se com o estudo que as metodologias ativas de aprendizagem colaborativas desempenham um papel importante hodiernamente na escola. Elas possibilitam estabelecer o aluno como protagonista do seu aprendizado e o bibliotecário e professores como tutores que direcionam as reflexões, esclarecimentos e avanços das turmas nas atividades pedagógicas. O Peer Instruction como uma metodologia ativa de aprendizagem colaborativa revelou-se, ao menos teoricamente, uma ferramenta viável para incrementar a educação de usuários em bibliotecas escolares pelo bibliotecário em parceria com o corpo docente. Essa medida oportunizaria proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda dos conceitos que formam parte da esfera bibliotecária e, consequentemente, isso implicaria de modo positivo no processo de educação de usuários.
Downloads
Referências
BEREITER, Carl. Reflections on depth. In: LEITHWOOD, Kenneth et al. Teaching for deep understanding: what every educator should know. Thousand Oaks: Corwin Press, 2006. p. 11–16.
CAVALCANTE, Luciane de Fátima Beckman; BONALUMI, Mayra Cervigni. Educação de usuários e o desenvolvimento da competência informacional em escolas públicas. Informação@Profissões, Londrina, v. 3, n. 1/2, p. 93–114, 2014. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/61845. Acesso em: 13 jul. 2024.
CUNHA, Murilo Bastos da. Biblioteca universitária e educação do usuário. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 14, n. 2, p. 175–188, 1986. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/74343. Acesso em: 13 jul. 2024.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Marcos Aurélio; DUMONT, Lígia Maria Moreira. A educação de usuários como matriz para a competência em informação: um estudo a partir da comunidade de discentes da Universidade Federal de Alagoas e Universidade Federal de Minas Gerais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais […]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2016. p. 1–21. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/189782. Acesso em: 13 jul. 2024.
KING, Chris. Fostering deep understanding through the use of geoscience investigations, models and thought experiments: the earth science education unit and earth learning idea experiences. In: VASCONCELOS, Clara. Geoscience in education: indoor and outdoor. Switzerland: Springer International Publishing, 2016. p. 3–23.
LOVATO, Fabricio Luís et al. Metodologias ativas de aprendizagem: uma breve revisão. Acta Scientiae, Canoas, v. 20, n. 2, p. 154–171, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3690. Acesso em: 14 jul. 2024.
MAZUR, Eric. Peer Instruction: a user’s manual. Harlow: Pearson Education, 2014.
NASCIMENTO, Angilene Santos; SANTOS, Luis Carlos Pereira dos. A importância da educação de usuários nas bibliotecas. Revista Fontes Documentais, Salvador, v. 2, n. 1, p. 24–35, 2019. Disponível em: https://brapci.inf.br/#/v/255819. Acesso em: 14 jul. 2024.
SIMON, Beth; CUTTS, Quintin. Peer instruction: a teaching method to foster deep understanding. Communications of the ACM, [s. l.], v. 55, n. 2, p. 27–29, 2012. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.1145/2076450.2076459. Acesso em: 14 jul. 2024.
STOLFI, Ana Maria; SOARES, Welington; ALVES, Thaise Dias. Tópicos especiais em educação. Indaial: Centro Universitário Leonardo Da Vinci, 2020.
VERGARA, Silvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
ZIRBEL, Esther. Teaching to promote deep understanding and instigate conceptual change. Bulletin of the American Astronomical Society, [s. l.], v. 38, p. 1220, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Everton da Silva Camillo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à Biblioteca Escolar em Revista o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. Licença CC-BY-NC
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.