Educação de usuários e Peer Instruction: modelo de aula de biblioteca para compreender conceitos na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2024.227249

Palavras-chave:

Processo de aprendizagem, Metodologias ativas de aprendizagem, Estudos de usuários, Aula de biblioteca, Compreensão profunda

Resumo

A pesquisa teve como objetivo estruturar um modelo de aula de biblioteca que se valha de uma metodologia ativa de aprendizagem para que os estudantes, sobretudo os dos anos finais do Ensino Fundamental II, compreendam conceitos referentes ao ambiente/universo da biblioteca escolar. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa exploratória e bibliográfica e nos concentramos na metodologia ativa Peer Instruction, proposta por Eric Mazur. Desenvolvemos um modelo de aula de biblioteca dividido em quatro fases (Fase 1: Organização dos grupos de alunos; Fase 2: Atribuição de conceitos aos grupos; Fase 3: Aplicação das etapas do Peer Instruction aos grupos; Fase 4: Resultado e consolidação da ação). A Fase 3 é formada por sete etapas (Etapa 1: Pergunta colocada; Etapa 2: Alunos pensam sobre a pergunta; Etapa 3: Alunos registram respostas individuais; Etapa 4: Alunos convencem seus colegas sobre o conceito; Etapa 5: Alunos registram a resposta revisada do grupo; Etapa 6: Feedback para o bibliotecário; Etapa 7: Explicação da resposta correta pelo bibliotecário). Conclui-se com o estudo que as metodologias ativas de aprendizagem colaborativas desempenham um papel importante hodiernamente na escola. Elas possibilitam estabelecer o aluno como protagonista do seu aprendizado e o bibliotecário e professores como tutores que direcionam as reflexões, esclarecimentos e avanços das turmas nas atividades pedagógicas. O Peer Instruction como uma metodologia ativa de aprendizagem colaborativa revelou-se, ao menos teoricamente, uma ferramenta viável para incrementar a educação de usuários em bibliotecas escolares pelo bibliotecário em parceria com o corpo docente. Essa medida oportunizaria proporcionar aos estudantes uma compreensão profunda dos conceitos que formam parte da esfera bibliotecária e, consequentemente, isso implicaria de modo positivo no processo de educação de usuários.

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Biografia do Autor

  • Everton da Silva Camillo, Biblioteca Pública Municipal de Cravinhos

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’, UNESP, campus de Marília.

     Bibliotecário da Prefeitura Municipal de Cravinhos, Cravinhos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2024-10-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Camillo, E. da S. (2024). Educação de usuários e Peer Instruction: modelo de aula de biblioteca para compreender conceitos na escola. Biblioteca Escolar Em Revista, 10, e-227249. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2024.227249