Bibliotecas públicas e escolares: similaridades, enganos e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2024.225906Palavras-chave:
biblioteca pública, biblioteca escolar, ética profissional, inclusão social, Agenda 2030Resumo
Apresenta uma reflexão sobre bibliotecas públicas e escolares enquanto instituições voltadas ao livre acesso, portando-se como espaços democráticos, as quais suas funções devem estar em consonância com a implementação de ações efetivas à luz dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030. Destaca que a redução das desigualdades, principalmente sociais e econômicas, estão atreladas a marcadores presentes nos 17 ODS, prezando pelo atingimento de uma das principais metas: o respeito a diversidade. A transversalidade deste tema aponta para o objetivo desta comunicação: trazer à reflexão a questão da ética do sujeito bibliotecário em sua prática profissional, considerando, sobretudo, questões relativas à organização da informação no contexto da organização do conhecimento. Essa perspectiva de posicionamento enfatiza o papel da biblioteca pública, bem como da biblioteca escolar nos processos e dinâmicas de formação cidadã dos sues frequentadores. Trata-se de uma pesquisa social, de cunho teórico, exploratória e descritiva. Utiliza como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica com delineamento qualitativo. Traz como considerações finais aspectos éticos relativos a representação do conhecimento considerando o contexto dessas instituições frente ao fomento do caráter democrático que deve ser almejado a partir do desenvolvimento de ações efetivas. No mais, esta comunicação contribui para a aproximação do público que se identifica com os serviços e acervos disponibilizados colocando em pauta o direito à informação, a diversidade e as possibilidades.
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