A construção de políticas públicas para as Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES: perspectivas e desafios

Autores

  • Mariluce de Souza Corrêa Prefeitura Municipal de Vitória/ES
  • Elane Couto Uliana Prefeitura Municipal de Vitória/ES
  • Roberta Trindade Falcão Prefeitura Municipal de Vitória/ES
  • Andréa Carla Gonçalves Prefeitura Municipal de Vitória/ES
  • Fabiana Fernandes França Prefeitura Municipal de Vitória/ES
  • Daniele Achilles Dutra da Rosa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.215090

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Bibliotecas escolares, Rede de Ensino de Vitória/ES

Resumo

Apresenta um relato de experiência sobre a construção de políticas públicas para as bibliotecas escolares da rede de ensino do Município de Vitória/ES, demonstrando um panorama atual dela. Traduz a metodologia utilizada nesse processo e aponta conteúdos considerados de abordagem essencial e aplicadas à redação de documentos que atendessem às necessidades dos bibliotecários e da comunidade escolar. Destacam-se a Política do Livro, da Leitura e das Bibliotecas e as Diretrizes para Bibliotecas Escolares, que se convertem na primeira ação efetiva de institucionalização da Rede. Tais documentos foram desenvolvidos visando comunicar aos demais membros da comunidade escolar as potencialidades e desafios desse espaço frente às demandas sociais, educacionais e culturais. Conclui-se que as políticas públicas fortalecem as bibliotecas escolares e consolidam o trabalho do bibliotecário.

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Biografia do Autor

  • Mariluce de Souza Corrêa, Prefeitura Municipal de Vitória/ES

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

  • Elane Couto Uliana, Prefeitura Municipal de Vitória/ES

    Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal Fluminense.

    Bibliotecária escolar da Prefeitura Municipal de Vitória, ES, Brasil.

  • Roberta Trindade Falcão, Prefeitura Municipal de Vitória/ES

    Pós-graduação Lato Sensu em Biblioteca Escolar pela Escola Superior de Ensino Anísio Teireixa. 

  • Andréa Carla Gonçalves, Prefeitura Municipal de Vitória/ES

    Pós-graduação Lato Sensu em Biblioteca Escolar pela Escola Superior de Ensino Anísio Teireixa. 

  • Fabiana Fernandes França, Prefeitura Municipal de Vitória/ES

    Especialização em Docência Superior pela Federação de Escolas Faculdades Integradas Simonsen;.

    Bibliotecário da Prefeitura Municipal de Vitória, ES, Brasil.

  • Daniele Achilles Dutra da Rosa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGM-UNIRIO).

    Mestre em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-UNIRIO).

    Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB/UNIRIO).

    Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS/UNIRIO). 

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Publicado

2023-12-12

Edição

Seção

Relato de experiência

Como Citar

Corrêa, M. de S., Uliana, E. C., Falcão, R. T. ., Gonçalves, A. C., França, F. F., & Rosa, D. A. D. da . (2023). A construção de políticas públicas para as Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES: perspectivas e desafios. Biblioteca Escolar Em Revista, 9(1), e-215090. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.215090