A construção de políticas públicas para as Bibliotecas Escolares da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES: perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.215090Palavras-chave:
Políticas Públicas, Bibliotecas escolares, Rede de Ensino de Vitória/ESResumo
Apresenta um relato de experiência sobre a construção de políticas públicas para as bibliotecas escolares da rede de ensino do Município de Vitória/ES, demonstrando um panorama atual dela. Traduz a metodologia utilizada nesse processo e aponta conteúdos considerados de abordagem essencial e aplicadas à redação de documentos que atendessem às necessidades dos bibliotecários e da comunidade escolar. Destacam-se a Política do Livro, da Leitura e das Bibliotecas e as Diretrizes para Bibliotecas Escolares, que se convertem na primeira ação efetiva de institucionalização da Rede. Tais documentos foram desenvolvidos visando comunicar aos demais membros da comunidade escolar as potencialidades e desafios desse espaço frente às demandas sociais, educacionais e culturais. Conclui-se que as políticas públicas fortalecem as bibliotecas escolares e consolidam o trabalho do bibliotecário.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Lei 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 06 jun. 2023.
CALDIN, Clarice Fortkamp; FLECK, Felícia de Oliveira. Organização de Biblioteca em Escola Pública: o caso da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 1-12, 2004. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/400/499. Acesso em: 06 jun. 2023.
CAMILLO, Everton da Silva; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de. Diretrizes para formular políticas públicas do livro, leitura e bibliotecas: foco no ODS 4 da Agenda 2030 para a América do Sul. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 4, p. 327–356, 2020. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38082. Acesso em: 19 nov. 2023.
CAMILLO, Everton da Silva; JESUS, Miriam Fernandes de; CASTRO FILHO, Claudio Marcondes de. Rede de bibliotecas escolares: discursos sobre a importância da manutenção de recursos. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, Porto, p. 88–107, 2019. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6362. Acesso em: 19 nov. 2023.
CAMPELLO, Bernadete Santos; CALDEIRA, Paulo da Terra; ALVARENGA, Maura; SOARES, Laura Valladares de Oliveira. Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos?. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 1-29, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106555. Acesso em: 25 jul. 2023.
CAMPELLO, Bernadete Santos. Bibliotecas escolares e Biblioteconomia escolar no Brasil. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto, v. 4, n. 1, p. 1-25, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2015.106613. Acesso em: 25 jul. 2023.
GARCEZ, Eliane Fioravante. As competências do bibliotecário na educação básica: reflexões a partir de proposta de rede. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 19, n. 4, p. 3-24, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/37574. Acesso em: 25 jul. 2023.
IFLA/UNESCO. Diretrizes da IFLA/UNESCO para bibliotecas escolares. 2002. Disponível em: https://archive.ifla.org/VII/s11/pubs/portuguese-brazil.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.
LANZI, Lucirene Andréa Catini; FERNEDA, Edberto; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio. A biblioteca escolar e a geração nativos digitais: construindo novas relações. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/109286. Acesso em: 25 jul. 2023.
LIMAS, Rubeniki Fernandes de. Redes de bibliotecas escolares no Brasil: estudo exploratório. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD- A8SJNL?mode=simple. Acesso em: 26 jul. 2023.
LOURENÇO FILHO, M. B. O ensino e a biblioteca. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1944.
PEREIRA, Maria Isabel; SANTOS, Sílvio Aparecido dos. Modelo de gestão: uma análise conceitual. São Paulo: Pioneira-Thomson Learning, 2001.
ROCA, Glória Durban. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012.
SOUZA, Renata Junqueira de (Org.). Biblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação. Campinas: Mercado de Letras, 2009. 242 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariluce de Souza Corrêa, Elane Couto Uliana, Roberta Trindade Falcão, Andréa Carla Gonçalves, Fabiana Fernandes França, Daniele Achilles Dutra da Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao encaminhar textos à Biblioteca Escolar em Revista o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. Licença CC-BY-NC
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.