Biblioteca Escolar no contexto do Projeto Palavras Andantes: a importância da coletividade e de políticas públicas para a consolidação do leitor – um estudo em bibliotecas do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.203812

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Leitura, Políticas públicas

Resumo

O presente artigo aborda as políticas públicas e as práticas de leitura nas bibliotecas escolares da rede municipal de ensino de Londrina-PR, que foi resultado de uma experiência premiada pelo programa Viva Leitura no início dos anos 2000. Assim, este estudo aborda investimentos em leitura e práticas de promoção e mediação. Este artigo é de caráter qualitativo, resultado de estágio pós-doutoral e foi elaborado por meio de estudos bibliográficos, tendo como embasamento teórico, autores como: Bakhtin, Freire, Kuhlthau, Chartier, Girotto e Souza, Silva, dentre outros. Ademais, foram feitas análise documentais, entrevistas com professores que atuam nas escolas pesquisadas e diretores escolares. Os resultados obtidos apontam que as bibliotecas escolares de Londrina apesar de ter configurado por muitos anos como espaço de formação de leitores, proporcionando o acesso à leitura para os alunos das escolas municipais; atualmente necessita de políticas públicas mais efetivas no sentido promover o espaço das bibliotecas escolares, o que faz a diferença na vida de estudantes que encontram nesses ambientes um caminho para informação, cultura e prazer. O artigo também aponta para as oscilações dos programas de biblioteca escolar, que por conta das alternâncias de gestões municipais, sofreu mudanças impactantes, que resultou na instabilidade das práticas de leitura e mediação desenvolvidas nesses espaços, necessitando assim, de um olhar mais atento com vistas ao fortalecimento e consolidação das bibliotecas escolares de Londrina-PR.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Montes Lopes, Universidade de Rio Verde

    Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Brasil.

    Professor da Universidade de Rio Verde, Goiás, Brasil.

  • Renata Junqueira de Souza, Universidade Júlio de Mesquita Filho - UNESP Presidente Prudente

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e é livre-docente pela mesma Instituição (2012) no conjunto das disciplinas Conteúdos, Metodologia e Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II e Leitura, Literatura e Interpretação de Textos no Processo de Formação de Professores. Foi professora visitante na Universidade do Minho, desenvolveu pesquisas de pós doutorado na British Columbia University, Ohio State University e Universidade de Évora. Professora aposentada sênior da UNESP/Presidente Prudente, onde fundou e coordenou o CELLIJ - Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil "Maria Betty Coelho Silva" (1992 - 2022), atua no PPGE - Educação da mesma instituição e é professora colaboradora no PPGL - Letras da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiencia em Educação, atuando na área de Ensino-aprendizagem com ênfase em: leitura, literatura infantil, estratégias de leitura, poesia e ensino, formação de professores, leitura literária.

Referências

ANDRADE, Maria Eugênia Albino Andrade. A biblioteca faz a diferença. In: CAMPELLO, Bernadete Santos et al. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 13- 16.

AZEVEDO, Sérgio de. Políticas públicas: discutindo modelos e alguns problemas de implementação. In: SANTOS JÚNIOR, Orlando A. dos et. al. Políticas públicas e gestão local: programa interdisciplinar de capacitação de conselheiros municipais. Rio de Janeiro: FASE, 2003.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1999.

BRASIL. Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Brasília, DF, 2003. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10753-30-outubro-2003- 497306-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 22 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2010/Lei/L12244.htm. Acesso em: 06 jun. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.696, de 12 de julho de 2018. Institui a Política Nacional de Leitura e Escrita. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Lei/L13696.htm. Acesso em: 22 jun. 2019.

BRITTO, L. P. L. No lugar da leitura: biblioteca e formação. Rio de Janeiro: Edições Brasil Literário, 2016. 93 p.

CALDEIRA. Paulo da Terra. O espaço físico da biblioteca. In: CAMPELLO, Bernadete Santos et al. Biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 47–50.

CALDIN, C. F.; FLECK, F. O. Organização de biblioteca em escola pública: o caso da escola de educação básica Dom Jaime de Barros Câmara. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 155-165, 2003/2004.

CAMACHO, R; ECARD, T. M; JESUS, T. M. de. Leitura discutida e leitura praticada: um estudo sobre as representações e práticas de leitura na escola básica. In: VIANNA, M. M.; CAMPELLO, B; MOURA, V. H. V. Biblioteca escolar: espaço de ação pedagógica. Belo Horizonte: EB/UFMG, 1999. p. 46-48.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

CAVALLO, Gugliemo; CHARTIER, Roger. História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998. v. 1.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.

FARACO, Carlos Alberto. Falante: que bicho é esse, afinal? Curitiba: Mimeo, 1997.

FEBA. B. L. T.; VINHAL, T. P. Biblioteca escolar e mediação de leitura para a formação do leitor literário. In: SOUZA, R. J.; FEBA. B. L. T. (Org.) Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática. Assis: Storbem, 2013. p. 169 - 186.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 14. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

FRAGOSO, G. M. Biblioteca na escola. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 7, n. 1, p. 124-131, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GOMES, Sônia de Conti. Bibliotecas e sociedade na primeira república. São Paulo, Pioneira, 1983.

HERNÁDEZ, Fernando. O projeto político pedagógico vinculado à melhoria das escolas. Porto Alegre: Artmed, 2003.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades. c2023. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/SINTESE.php? Acesso em: 02 abr. 2017 e 24 ago. 2020.

KUHLTHAU, Carol. Como usar a biblioteca na escola: um programa de atividades para o ensino fundamental. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2009.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Ática. 2002.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. In: MINAYO, M. C. S. (org.) Pesquisa social: teoria e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

OBATA, R. K. Biblioteca interativa: construções de novas relações entre biblioteca e educação. Nova Série, São Paulo, v.1, 1999.

PERROTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

RASCHE, Francisca. Políticas públicas para bibliotecas escolares. Florianópolis: CIN/CED/UFSC, 2009.

RIGOLETO, A. P. C.; DI GIORGI, C. A. G. Outros parceiros da biblioteca escolar: democratização e incentivo à leitura. In: SOUZA, Renata Junqueira de (Org.) Biblioteca escolar e práticas educativas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 219-238.

SILVA, Ezequiel da. Biblioteca escolar: quem cuida? In: GARCIA Edson Gabriel (Org.). Biblioteca escolar: estrutura e funcionamento. São Paulo: Edições Loyola, 1998. p. 25–34.

SILVA, Ezequiel da. Leitura e realidade brasileira. 5. ed. Porto Alegre: Mercado aberto, 1997.

SILVA, Ezequiel da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas: Papirus. 1995.

SILVA, Rovilson José. O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. Marília, 2006. 231 f. Tese (doutorado em educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, 2006.

SILVA. J. R. M.; BALSAN. S. F. S. Estratégias de leitura, de Isabel Solé: um caminho para a formação de leitores. In: SOUZA, R. J.; FEBA, B. L. T. (Org). Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática. Assis: Storbem, 2013. p. 81-100.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2004.

Downloads

Publicado

2023-05-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lopes, L. M. ., & Souza, R. J. de . (2023). Biblioteca Escolar no contexto do Projeto Palavras Andantes: a importância da coletividade e de políticas públicas para a consolidação do leitor – um estudo em bibliotecas do sul do Brasil. Biblioteca Escolar Em Revista, 9(1), e-203812. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2023.203812