A leitura no ensino fundamental na perspectiva da BNCC e a relação com a biblioteca escolar

Autores

  • Angelina Quinalia Ramires Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" https://orcid.org/0000-0002-8239-7114

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.187811

Palavras-chave:

Leitura, Biblioteca escolar, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

A leitura reflete diretamente nos índices de aprendizagem. A prática de leitura requer compreensão além de promover o contato frequente com diferentes gêneros textuais e o contato com outras culturas, o que desenvolve atitudes de respeito pela diversidade e empatia pelo diferente. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla a leitura como um dos quatro eixos fundamentais da linguagem. Nesse sentido, estudamos aqui a importância das bibliotecas escolares nesse contexto e exemplificamos com a situação atual das bibliotecas das escolas de ensino fundamental de Marília, SP, bem como a importância do profissional da biblioteca para que se possa desenvolver um trabalho em conjunto entre bibliotecários, professores e alunos, a fim de promover um maior nível de literacia, desenvolvendo a oralidade e maior habilidade para a escrita.

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Biografia do Autor

  • Angelina Quinalia Ramires, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP - Campus de Marília.

  • Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1992), Livre Docente (2003) em Análise Documentária e Linguagens Documentárias Alfabéticas, Professora Titular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Marília

     

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Publicado

2022-01-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ramires, A. Q., & Fujita, M. S. L. (2022). A leitura no ensino fundamental na perspectiva da BNCC e a relação com a biblioteca escolar. Biblioteca Escolar Em Revista, 8(1), 64-83. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2022.187811