Biblioteca escolar e sala de leitura
um longo caminho para universalização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.143688Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Sala de leitura, Lei 12.244/2010Resumo
O presente texto tem como ponto de partida as bibliotecas escolares no Brasil. Apresenta um breve histórico da biblioteca escolar e a sua situação hoje, com enfoque no documento Avaliação de Bibliotecas Escolares no Brasil e na Lei 12.244/2010 que dispõe sobre a universalização das bibliotecas escolares. Analisa dados do Censo Escolar da Educação Básica do período de 2010 a 2017, com atenção aos índices de expansão das bibliotecas escolares e salas de leitura nas escolas públicas. A metodologia empregada é constituída de revisão bibliográfica e um estudo de caso sobre a funcionalidade da sala de leitura em uma escola pública da região metropolitana de São Paulo. Conclui-se que as denominações de biblioteca escolar são abrangentes e associadas a contextos específicos; que as salas de leitura da rede pública de São Paulo são em muitos casos espaços precarizados; que a Lei 12.244/2010 é vaga em suas definições; e que mesmo, com todos os percalços é possível encontrar experiências significativas na condução e uso das bibliotecas escolares e salas de leitura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à Biblioteca Escolar em Revista o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. Licença CC-BY-NC
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.