Novas espécies brasileiras da família Strophocheilidae

Authors

  • F. Lange de Morretes Escola de Belas Artes do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7793.19558109-128

Keywords:

Strophocheilidae

Abstract

Pouco consta na literatura sobre biologia e anatomia da família Strophocheilidae, bem definida e geograficamente bem delimitada, ainda que seus gêneros ou espécies sejam de difícil diagnosticação. Os animais pertencentes a esta família tem valvas ovais, com espira mais ou menos alongada, tamanho pequeno ate grande, peso alto ou baixo. A concha e sempre mais alta do que larga, com peristoma dos lados livres munido de labro bem acentuado, de bordo recurvo, dentado ou não na parte interior. A abertura e sempre mais alta do que larga. O ápice e o dorso tem escultura variada. A cutícula varia de finíssima a grossa, e, também, variável na coloração. Strophocheilidae tem sua sistemática baseada em caracteres conquiliologicos. Nem por isso ela deixara de ter valor real, pois, se a anatomia, como se alega, diferenciou conchas semelhantes, os estudos conquiliologicos aprofundados, como hoje são, conduzem ao mesmo resultado. Não deixa de ser logico que a diferenciação da estrutura de uma concha dependa da fisiologia e anatomia diferentes dos organismos específicos. Caracteres conquiliologicos tem o mesmo valor que os anatômicos, porque são forçosamente resultantes desses. Baseado em caracteres conquiliologicos, procurei sistematizar a família Strophocheilidae, uma das mais importantes das distribuídas pelo vasto território nacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • F. Lange de Morretes , Escola de Belas Artes do Paraná

    Frederico Lange de Morretes foi um pintor, desenhista, gravador e professor brasileiro. Era pai da bióloga e botânica brasileira Berta Lange de Morretes.

References

.

Published

1955-02-08

Issue

Section

Original Article

How to Cite

Morretes , F. L. de . (1955). Novas espécies brasileiras da família Strophocheilidae . Arquivos De Zoologia, 8, 109-128. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7793.19558109-128