Podcast no Brasil: disrupção de modelos de comunicação ou submissão à lógica de grupos hegemônicos de poder?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v25i1p111-126Palavras-chave:
Big Tech, ideologia, mídia hegemônica, podcast, radiodifusãoResumo
O artigo discute como o podcast no Brasil ganha contornos próprios a partir da segunda década dos anos 2000 e se transforma em meio para consumo em massa. De produto midiático alternativo e com produção de baixo custo, o podcast passa a integrar a estratégia de importantes players no mercado da comunicação. Por meio de pesquisas de mercado e de estudos acadêmicos como de Bonini (2015), Morozov (2018), Moreira (1998) e Ortriwano (1985) demonstra-se que parte dos podcasts produzidos se submete à lógica dos grupos hegemônicos da radiodifusão ou de produtoras de áudio e websites já consolidados. Questiona-se: estariam os podcasts mais ouvidos ganhando características típicas dos grupos dominantes e provocando a homogeneização de temáticas, de formatos e da ideologia? Considera-se a possibilidade de surgirem diferentes e criativos modelos de produção e de distribuição de podcasts.
Downloads
Referências
BONINI, T. The ‘second age’ of podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quaderns del CAC, 41, vol. XVIII, p. 23-33, jul. 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/281207319_The_Second_Age_of_Podcasting_reframing_podcasting_as_a_new_digital_mass_medium>. Acesso em: 20 dez. 2020.
BONINI, T. A “segunda era” do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Tradução: Marcelo Kischinhevsky. Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana, v. 11, n. 01, p. 13-32, jan./abr. 2020. <https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4315>. Acesso em: 20 dez. 2020.
BUFARAH, Á. Podcast: possibilidades de uso nas emissoras de rádio noticiosas, Curitiba. In: Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, 17; Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 40, 2017, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Universidade Positivo, 2017. p. 1-15. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2017/resumos/R12-2638-1.pdf>. Acesso em: 22 dez. 2020.
CRUZ, P. Um Milkshake chamado Wanda Podcast. 2020. Disponível em: <https://www.papelpop.com/tudo-sobre/um-milkshake-chamado-wanda/>. Acesso em: 10 fev. 2021.
FERNANDEZ, M. C. Não ouvo Podcast. 2020. Disponível em: < https://open.spotify.com/show/7w2wmS5tdwLBMtEN3puAxn/>. Acesso em: 10 fev. 2021.
JOVEM Nerd Podcast. 2020. Disponível em: <https://jovemnerd.com.br/nerdcast/>. Acesso em: 10 fev. 2021.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais: Mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
LUIZ, L.; ASSIS, P. de. O Podcast no Brasil e no Mundo: um caminho para a distribuição de mídias digitais, Caxias do Sul. In: Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, 10; Congresso Brasileiro De Ciências Da Comunicação, 33., 2010, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2010. p. 1-15. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-0302-1.pdf >. Acesso em: 22 dez. 2020.
MEDEIROS, R.; PRATA, N. Mecenato via plataformas digitais: o financiamento recorrente como modelo de negócio para podcasting. Encontro Nacional de História da Mídia, 11.; 2019. Natal. Anais [...]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019. p. 1-15. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/12o-encontro-2019/gt-historia-da-midia-sonora/mecenato-via-plataformas-digitais-o-financiamento-recorrente-como-modelo-de-negocio-para-podcasting/view>. Acesso em: 22 dez. 2020.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Rádio Palanque: Fazendo política no ar. Rio de Janeiro: Mil Palavras, 1998.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: A ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
NEBLINA, D. Podcast O Assunto, de Renata Lo Prete, bate recorde de downloads. Observatório da TV-Uol, Ago. 2020. Disponível em: <https://observatoriodatv.uol.com.br/noticias/podcast-o-assunto-de-renata-lo-prete-bate-recorde-de-downloads>. Acesso em: 13 fev. 2021.
NEXO. Durma com essa Podcast. 2020. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/podcast/durma-com-essa/>. Acesso em: 13 fev. 2021.
NIGRO, T. Primo Cast Podcast. 2020. Disponível em: <https://primocast.libsyn.com/>. Acesso em: 11 jan. 2021.
ORTRIWANO, G. S. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.
PIAUÍ. Foro de Teresina Podcast. 2020. Disponível em: <https://piaui.folha.uol.com.br/radio-piaui/foro-de-teresina/>. Acesso em: 13 jan. 2021.
PIRES, L. Café Brasil Podcast. 2020. Disponível em: <https://portalcafebrasil.com.br/>. Acesso em: 12 jan. 2021.
SILVA, S. P.; SANTOS, R. S. O que faz sucesso em podcast? Uma análise comparativa
entre podcasts no Brasil e nos Estados Unidos em 2019. Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana, v. 11, n. 01, p. 49-77, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4317>. Acesso em: 05 jan. 2021.
SOUZA, J.; FORT, M. C.; BOLFE, J. S. Produção Audiofônica: uma análise de estilos
frequentes na podosfera brasileira. Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora, Mariana, v. 11, n. 01, p. 78-111, jan./abr. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/4324>. Acesso em: 3 mar. 2021.
TRITON DIGITAL. The Latin America Podcast Report. 2020. Disponível em: <https://tritondigitalv3.blob.core.windows.net/media/Default/PodcastReports/LATAM%20Podcast%20Report_EN_September%202020.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2021.
VANASSI, G. C. Podcasting como processo midiático interativo. (Monografia para bacharelado). Faculade de Comunicação Social, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, Brasil, 2007. 73p. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/vanassi-gustavo-podcasting-processo-midiatico-interativo.pdf>. Acesso em: 20 dez. 2020.
VICENTE, Eduardo. Do rádio ao podcast: as novas práticas de produção e consumo de áudio. In: R. de Lima Soares, & G. Silva (orgs.) Emergências periféricas em práticas midiáticas. (pp.88-107). São Paulo: Escola de Comunicações e Artes-Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: <http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002906541.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2020.
VOXNEST. Mid-Year Preview: The State of the Podcast Universe. 2020. Disponível em: <https://blog.voxnest.com/2020-mid-year-podcast-industry-report/>. Acesso em: 08 fev. 2021.
VOXNEST. Relatório Voxnest Brasil 2019: The State of the Podcast Universe. 2019. Disponível em: <https://www.comunique-se.com.br/wp-content/uploads/2020/01/BR_The_State_of_the_Podcast_Universe_2019.pdf>. Acesso em: 02 dez. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcelo Cardoso, Lenise Villaça

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0