O processo de conquista do território dos Akwẽ-Xerente no estado do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i19p61-85Palavras-chave:
Akwẽ-Xerente, Território, Tocantins, Conflitos de terras, CulturaResumo
Este texto é uma parte da pesquisa de doutorado em Geografia Humana, cujo objetivo é estudar as transformações sociais, econômicas e ambientais vivenciadas no território dos Akwẽ-Xerente. Assim, será apresentada a história de contato e conquista do território dos Akwẽ-Xerente, no centro-oeste do estado do Tocantins, marcada por grandes conflitos com fazendeiros, grileiros e posseiros. Para as análises e entendimento desses conflitos, foram utilizados como referenciais teóricos os estudos de Chaim (1983), Gallois (2004), Ribeiro (1996), Apolinário (2006), De Paula (2000), Oliveira-Reis (2001), Martins (2012), dentre outros. Atualmente, os Akwẽ-Xerente têm como grande desafio a permanência da organização política e da língua entre os jovens indígenas e a sobrevivência econômica e social dentro e fora do seu território. Essa problemática foi construída, principalmente, nas interferências das políticas públicas federais e suas alterações nas relações com o Estado e na cultura de massa capitalista invadindo o cotidiano dos Akwẽ-Xerente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo públicado na Revista AGRÁRIA mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi públicado originalmente pela Revista AGRÁRIA em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em http://www.revistas.usp.br/agraria"