A PROFESSÔRA PRIMÁRIA, O ESCOLAR E A EDUCAÇÃO SANITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v17i2p241-249Resumo
Estudo, do ponto de vista da saúde escolar, dos aspectos: aluno, escola e enculturação do estudante, educação sanitária escolar, professor primário. O escolar primário situa-se, no Município de São Paulo, no grupo etário de mais baixo coeficiente de mortalidade; as 3 primeiras causas de morte nesse grupo são: acidentes (19,7%), neoplasmas (11,8%) e doenças do coração(8,2%), seguidas de gripe e pneumonia (7,6%), conforme dados referentes a 1960. Não existem informes sôbre a morbidade entre os escolares dêsse municipio. Os dados existentes permitem afirmar que o programa de saúde escolar deve focalizar mais os aspectos enculturativos de interêsse para a saúde do aluno. A escola primária é um importante núcleo de enculturação da criança e o mestre é o principal agente enculturativo do aluno. O programa de saúde escolar deve iniciar-se na escola normal com a formação dêsse profissional. A disciplina Biologia e Higiene, ministrada nessas escolas, no Estado de São Paulo, precisa ser desdobrada em (1) Biologia e (2) Educação Sanitária. O trabalho é concluído com a proposição de um programa de prioridades para as atividades de saúde escolar no Município de São Paulo.Downloads
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Publicado
1963-12-29
Edição
Seção
Não Definida
Como Citar
Mascarenhas, R. dos S. (1963). A PROFESSÔRA PRIMÁRIA, O ESCOLAR E A EDUCAÇÃO SANITÁRIA. Arquivos Da Faculdade De Higiene E Saúde Pública Da Universidade De São Paulo, 17(2), 241-249. https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v17i2p241-249