Uma didática da “reinvenção” do corpo queer na expressão literária de língua portuguesa: Bernardo Santareno e o cordel brasileiro

Autores

  • Antonio de Pádua Dias da Silva Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i24.57256

Palavras-chave:

Literatura, Corpo, Queer

Resumo

As configurações de sujeitos na contemporaneidade apontam para várias reinvenções. Uma das mais discutidas centra-se no paradigma clássico homem-mulher, correspondentes legitimadores da ordem heterossexual que nega(va) as antigas posturas homossexuais. O artigo propõe uma didática da reinvenção do corpo queer, problematizando em que consiste este corpo, qual a dimensão desta reinvenção e como esta proposta encontra ressonância em expressões literárias de língua portuguesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio de Pádua Dias da Silva, Universidade Estadual da Paraíba
    Professor de Literatura e Estudos de Gênero no curso de Letras (graduação) e no programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade, ambos do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual da Paraíba.

Downloads

Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

Dossiê 24: Gênero, Sexualidades e novas subjetividades nas Literaturas de Língua Portuguesa

Como Citar

SILVA, Antonio de Pádua Dias da. Uma didática da “reinvenção” do corpo queer na expressão literária de língua portuguesa: Bernardo Santareno e o cordel brasileiro. Via Atlântica, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 29–47, 2013. DOI: 10.11606/va.v0i24.57256. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/57256.. Acesso em: 16 abr. 2024.