A representação/(des) construção da submissão feminina em "A Tia", de Helena Parente Cunha

Autores

  • Míriam Zafalon Universidade Estadual de Maringá
  • Lúcia Osana Zolin Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i24.56767

Palavras-chave:

Relações de gênero, Sociedade patriarcal, Submissão feminina

Resumo

No presente artigo promove-se o desnudamento do modo como as relações de gênero são estabelecidas no conto A tia, de Helena Parente Cunha, enfatizando questões relacionadas aos papéis sociais representados pelas personagens femininas. Objetiva-se verificar como a construção da personagem feminina no referido conto, delineia os traços comportamentais do ser feminino que demarcam a superioridade masculina; bem como desvendar os artifícios produzidos pela sociedade androcêntrica que calam a voz feminina, tolhendo-a da manifestação dos desejos de individuação e ascensão; e, finalmente, refletir acerca do enquadramento da mulher em uma tradição de anos de repressão, que a impele a aceitar o seu “destino” de ser dominado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Míriam Zafalon, Universidade Estadual de Maringá
    Doutoranda em Letras no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá
  • Lúcia Osana Zolin, Universidade Estadual de Maringá
    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) . Compõe o corpo docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura de autoria feminina, crítica literária feminista, personagem feminina e representação de identidades. Tem livros, capítulos de livros e artigos publicados sobre os temas referidos.

Downloads

Publicado

2013-12-24

Edição

Seção

Dossiê 24: Gênero, Sexualidades e novas subjetividades nas Literaturas de Língua Portuguesa

Como Citar

ZAFALON, Míriam; ZOLIN, Lúcia Osana. A representação/(des) construção da submissão feminina em "A Tia", de Helena Parente Cunha. Via Atlântica, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 183–196, 2013. DOI: 10.11606/va.v0i24.56767. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/56767.. Acesso em: 19 abr. 2024.