FLUXOS COMUNITÁRIOS: JANGADAS, MARGENS E TRAVESSIAS
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i8.50009Palavras-chave:
Literatura e política, Literatura e cinema, Perspectivas iberoamericanas, Papel do intelectual, Globalização, ComunitarismosResumo
A PARTIR DA ANÁLISE DE IMAGENS DO FILME DIÁRIOS DE MOTOCICLETA, DE WALTER SALLES, SÃO DISCUTIDOS OS SENTIDOS DA PRÁXIS DO ESTUDANTE ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA E A PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA QUE ELA SUSCITA. O RIO AMAZONAS É NUCLEAR PARA ESSAS OBSERVAÇÕES. EM TORNO DELE, SÃO ENFOCADOS OS ROMANCES A JANGADA, DE JÚLIO VERNE, O FILME FITZCARRALDO (O PREÇO DE UM SONHO), DE HERZOG, ESCRITOS DE EUCLIDES DA CUNHA E O RECENTE ROMANCE DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM. UM DOS TEMAS CENTRAIS DE GUIMARÃES ROSA, A TRAVESSIA, SERVE DE MOTIVO PARA A DISCUSSÃO DO PAPEL DO INTELECTUAL E DOS COMUNITARISMOS CULTURAIS. A JANGADA DE PEDRA, DE JOSÉ SARAMAGO, É A INTERLOCUÇÃO PORTUGUESA PARA ESSAS REFLEXÕES.
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