FLUXOS COMUNITÁRIOS: JANGADAS, MARGENS E TRAVESSIAS

Autores

  • Benjamin Abdala Junior Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i8.50009

Palavras-chave:

Literatura e política, Literatura e cinema, Perspectivas iberoamericanas, Papel do intelectual, Globalização, Comunitarismos

Resumo

A PARTIR DA ANÁLISE DE IMAGENS DO FILME DIÁRIOS DE MOTOCICLETA, DE WALTER SALLES, SÃO DISCUTIDOS OS SENTIDOS DA PRÁXIS DO ESTUDANTE ERNESTO GUEVARA DE LA SERNA E A PERSPECTIVA LATINO-AMERICANA QUE ELA SUSCITA. O RIO AMAZONAS É NUCLEAR PARA ESSAS OBSERVAÇÕES. EM TORNO DELE, SÃO ENFOCADOS OS ROMANCES A JANGADA, DE JÚLIO VERNE, O FILME FITZCARRALDO (O PREÇO DE UM SONHO), DE HERZOG, ESCRITOS DE EUCLIDES DA CUNHA E O RECENTE ROMANCE DOIS IRMÃOS, DE MILTON HATOUM. UM DOS TEMAS CENTRAIS DE GUIMARÃES ROSA, A TRAVESSIA, SERVE DE MOTIVO PARA A DISCUSSÃO DO PAPEL DO INTELECTUAL E DOS COMUNITARISMOS CULTURAIS. A JANGADA DE PEDRA, DE JOSÉ SARAMAGO, É A INTERLOCUÇÃO PORTUGUESA PARA ESSAS REFLEXÕES.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2005-12-16

Edição

Seção

Dossiê 08: Culturas e experiências compartilhadas

Como Citar

FLUXOS COMUNITÁRIOS: JANGADAS, MARGENS E TRAVESSIAS. (2005). Via Atlântica, 6(1), 10-42. https://doi.org/10.11606/va.v0i8.50009