Foucault e a noção de acontecimento

Autores

  • Irene de Arruda Ribeiro Cardoso Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v7i1/2.85206

Palavras-chave:

Acontecimento, História, Atualidade, Problematização, Presente, Liberdade

Resumo

A partir das últimas obras de Foucault, procuro analisar a importância do seu trabalho sobre uma história do pensamento, em que a noção de acontecimento é central. Articulada às noções de atualidade e de problematização constitui o modo como Foucault tematizará o que chama de uma ontologia do presente. A partir de Kant caracteriza o ethos filosófico da crítica presente, inserindo-se, de uma maneira específica, nesta tradição. Definindo a problematização da atualidade como uma reativação da questão da Aufklarung, faz desta uma acontecimento que nos questiona, enquanto possibilidade de constituição de nós, mesmos, como sujeitos autônomos. A interrogração sobre os limites do presente e a possibilidade de suas transgressão instaura um campo problemático do pensamento, na tematização das questões da autonomia e da liberdade. É a partir desse campo que formula a sua interrogação sobre os gregos da Grécia clássica, a questão da ética, como um tipo de relação que determina como o individuo se constitui como sujeito moral de suas próprias ações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Irene de Arruda Ribeiro Cardoso, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professor do Departamento de Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Referências

DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Felix. (1993) O que é a Filosofia? Rio de Janeiro, Editora 34.

DELEUZE, Gilles (1988) Foucault. São Paulo, Brasiliense.

EWALD, François. (1984) Michel Foucault. In: ESCOBAR, Carlos Henrique. Michel Foucault (1926-1984) - O Dossier - últimas entrevistas. Rio de Janeiro, Livraria Taurus Editora.

FIGUEIREDO, Luís Claudio. (1994) Escutar, recordar, dizer - encontros heideggerianos com a clínica psicanalítica. São Paulo, Educ/Escuta.

FONSECA, Márcio Alves. (1994) O Problema da Constituição do Sujeito em Michel Foucault. Mimeo. São Paulo, PUC.

FOUCAULT, Michel. (1972) A arqueologia do saber. Petrópolis Lisboa, Vozes Centro do Livro Brasileiro.

FOUCAULT, Michel. (1979) Nietzsche, a genealogia e a História. In: Microfísica do Poder. Org. por Roberto Machado. Rio de Janeiro, Edições Graal.

FOUCAULT, Michel. (1980) Nietzsche, Freud e Marx - Theatrum Philosoficum. Porto, Anagrama.

FOUCAULT, Michel. (1984a) História da sexualidade II - O uso dos prazeres. Rio de Janeiro, Edições Graal.

FOUCAULT, Michel. (1984b) O cuidado com a verdade. Ewald, François - Entrevista com M. Foucault, Le Magazin. In: ESCOBAR, Carlos Henrique (org.). Michel Foucault (1926- 1984) - o Dossier - últimas entrevistas. Rio de Janeiro, Livraria Taurus Editora.

FOUCAULT, Michel. (1984c) O que é o Iluminismo. In: ESCOBAR, Carlos Henrique (org.). Michel Foucault (1926- 1984) - o Dossier - últimas entrevistas. Rio de Janeiro, Livraria Taurus Editora. Curso inédito de Michel Foucault no Collège de France, 1983. Transcrição de Katharina Von Bülow. Dossier Michel Foucault. Publicado originalmente no Magazine Littéraire, 207, maio de 1984.

FOUCAULT, Michel. (1984d) O retorno da moral. Barbedette, Gilles e Scala, André. Entrevista de Michel Foucault. Les Nouvelles, em 29/5/1984. In: ESCOBAR, Carlos Henrique (org.). Michel Foucault (1926- 1984) - 0 Dossier - últimas entrevistas. Rio de Janeiro, Livraria Taurus Editora.

FOUCAULT, Michel. (1984e) Sobre a genealogia da ética: uma visão do trabalho em andamento. Dreyfus, Hubert, L. e Rabinow, Paul. Entrevista e conversa com Michel Foucault em Berkeley, EUA, abril de 1983. In: ESCOBAR, Carlos Henrique (org). Michel Foucault (1926 1984) - O Dossier - últimas entrevistas. Rio de Janeiro, Livraria Taurus Editora.

FOUCAULT, Michel. (1985a) A história da sexualidade III - O cuidado de si. Rio de Janeiro, Edições Graal.

FOUCAULT, Michel. (1985b) La vie: l’expérience et la science. Revue de Métaphysique et de Morale, nº 1, jan/mars: 3-14.

FOUCAULT, Michel. (1988) Que es la Ilustración? (Was ist Aufklärung?). Tradução de Rebeca Treviño. In: Sociologica. Mexico. Universidad Autonoma Metropolitana. Ano 3, nº 7-8, mayo-deciembre. Originalmente publicado como What is Enlightenment? In: RABINOW, Paul. (1984) The Foucault Reader. New York, Pantheon Books.

FOUCAULT, Michel. (1990) Qu’est-ce la critique? [Critique et Aufklärung]. Séance du.

Downloads

Publicado

1995-07-06

Edição

Seção

Foucault - um pensamento desconcertante

Como Citar

Cardoso, I. de A. R. (1995). Foucault e a noção de acontecimento. Tempo Social, 7(1/2), 53-66. https://doi.org/10.1590/ts.v7i1/2.85206