Sintonia e amizade entre patrões e donos de morro: perspectivas comparativas entre o comércio varejista de drogas em São Paulo e no Rio de Janeiro

Autores

  • Daniel Veloso Hirata Universidade Federal Fluminense. Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais
  • Carolina Christoph Grillo Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.125494

Palavras-chave:

Tráfico de drogas, Favela, Periferia, São Paulo, Rio de Janeiro.

Resumo

Neste artigo será esboçada uma comparação do mercado varejista de drogas em favelas e bairros de periferias das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. As reflexões aqui apresentadas baseiam-se no trabalho de campo etnográfico realizado nas duas cidades, bem como na revisão de estudos sobre o tema. Ancorado em pesquisas empíricas, explora a mecânica das relações entre os mercados do “crime” e as forças da ordem, envolvida na gestão da vida e morte da população pobre. Em face das guerras concorrenciais entre facções cariocas e da ideia de paz associada à hegemonia de um único comando em São Paulo, a comparação concentra-se nas figuras do “dono do morro” e da “amizade” no Rio de Janeiro e do “patrão” e da “sintonia” em São Paulo, atentando-se para o cruzamento de três dimensões: os lugares de mercado do varejo de drogas; as dinâmicas dos coletivos criminais; e os distintos arranjos de poder estabelecidos entre os traficantes e os agentes das forças da ordem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Veloso Hirata, Universidade Federal Fluminense. Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais

    Professor adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense.

  • Carolina Christoph Grillo, Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia

    Bolsista de pós-doutorado Fapesp do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.

Referências

Adorno, Sérgio & Salla, Fernando. (dez. 2007), “Criminalidade organizada nas prisões e os ataques do pcc”. Estudos Avançados, 61 (21): 7-29.

Batista, Liniker Giamarim. (2014), A grande cidade e a vida no crime: uma etnografia dos mercados do crime em uma periferia de São Paulo. Campinas, dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas.

Barbosa, Antonio Carlos Rafael. (1998), “Um abraço para todos os amigos: algumas considerações sobre o tráfico de drogas no Rio de Janeiro”. Niterói, Eduff.

______. (2005), Prender e dar fuga: biopolítica, sistema penitenciário e tráfico de drogas no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Biondi, Karina. (2010), Junto e misturado: uma etnografia do pcc. São Paulo, Terceiro Nome.

______. (2014), Etnografia no movimento: território, hierarquia e lei no pcc. São Carlos, tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de São Carlos.

Braudel, Fernand. (1996), Civilização material, economia e capitalismo. São Paulo, Martins Fontes.

Cano, Ignácio. (1997), Letalidade da ação policial no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Iser.

______ & Duarte, Thais. (2012), ‘Os donos do morro’: uma avaliação exploratória do impacto das unidades de polícia pacificadora (upps) no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em http://www.lav.uerj.br/docs/rel/2012/Relatupp.pdf, consultado em 15/2/2014.

Costallat, Benjamim. (1995), “A favela que eu vi”. In: ______. (org.). Mistérios do Rio. Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Divisão de Editoração.

Departamento Penitenciário Nacional, Ministério da Justiça. (2014), Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias – Infopen. Disponível em http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2015/11/080f04f01d5b0efebfbcf06d050dca34.pdf , consultado em 14/2/2016.

Dias, Camila Caldeira Nunes. (2013) pcc: hegemonia nas prisões e monopólio da violência. São Paulo, Saraiva.

Feltran, Gabriel de Santis. (2010), “Crime e castigo na cidade: os repertórios da justiça e a questão do homicídio nas periferias de São Paulo”. Caderno crh, 58 (23): 59-73.

______. (2011), Fronteiras da tensão: política e violência nas periferias de São Paulo. São Paulo, Editora da Unesp.

Gazit, Nir. (2009), “Social agency, spatial practices, and power: the micro-foundations of fragmented sovereignty in the occupied territories”. International Journal of Politics, Culture and Society, 22 (1): 83-103.

Godoi, Rafael. (2015), Fluxos em cadeia: as prisões em São Paulo na virada dos tempos. São Paulo, tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo.

Graham, Stephen. (2010), Cities under siege. Londres, Verso.

Grillo, Carolina Christoph. (2008), “O ‘morro’ e a ‘pista’: Um estudo comparado de dinâmicas do comércio ilegal de drogas”. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social. Rio de Janeiro, 1 (1): 127-148.

______. (2013), Coisas da vida no crime: tráfico e roubo em favelas cariocas. Rio de Janeiro, tese de doutorado, Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

______. (2016), “Fronteiras tácitas: confronto e acordo em favelas do Rio de Janeiro”. Confins: Revista Franco-Brasileira de Geografia, 28: [s.p.]. Disponível em https://confins.revues.org/11246.

Hirata, Daniel Veloso. (2010), Sobreviver na adversidade: entre o mercado e a vida. São Paulo, tese de doutorado, Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo.

______. (2014), “O ponto e a biqueira: notas para a construção de um conceito.”. In: Barreira, César et al. (orgs.). Violência, ilegalismos e lugares morais. Campinas, Pontes Editores.

______. (2015), “Comércio ambulante no Rio de Janeiro e em São Paulo: grupos de poder e instrumentos de governo contemporâneos de governo”. In: Birman, Patrícia et al. (orgs.). Dispositivos urbanos e a trama dos viventes: ordens e resistências. Rio de Janeiro, Editora fgv.

Johnson, Bruce et al. (1992), “Emerging models of crack distribution”. In: Mieczkowski, Tom (org.). Drug, crime and social policy: research, issues and concerns. Boston, Ally and Bacon.

Leite, Márcia Pereira. (2000), “Entre o individualismo e a solidariedade: dilemas da política e da cidadania no Rio de Janeiro”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 44 (15): 43-90.

Lima, Renato Sérgio de. (2009), “Criminalidade violenta e homicídios em São Paulo: fatores explicativos e movimentos recentes”. Trabalho apresentado no seminário “Crime, Violência e Cidade”. São Paulo, Universidade de São Paulo, Programa de Pós-graduação em Sociologia-usp e nev.

Lima, William da Silva. (1991), Quatrocentos contra um: uma história do Comando Vermelho. Rio de Janeiro, Vozes.

Lyra, Diogo. (2013), A República dos Meninos: juventude, tráfico e virtude. Rio de Janeiro, Mauad X.

Machado da Silva, Luis Antonio. (1999), “Criminalidade violenta: por uma nova perspectiva de análise”. Revista de Sociologia e Política, 13: 115-124.

______. (2008), “Violência urbana, sociabilidade violenta e ordem agenda pública” In: ______. (org.). Vida sob cerco: violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.

______ & Leite, Márcia Pereira. (2008), “Violência, crime e polícia: o que os favelados dizem”. In: ______. (org.). Vida sob cerco: violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Nova Fronteira.

Mães de Maio (2011), Do luto à luta. (mimeo).

Mallart, Fábio. (2014), Cadeias dominadas: a Fundação Casa, suas dinâmicas e as trajetórias de jovens internos. São Paulo, Terceiro Nome.

Malvasi, Paulo Arthur. (2012), Interfaces da vida loka: um estudo sobre jovens, tráfico de drogas e violência em São Paulo. São Paulo, tese de doutorado. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Marques, Adalton. (2014), Crime e proceder: um experimento antropológico. São Paulo, Alameda.

Menezes, Palloma. (2015), Entre o “fogo cruzado” e o “campo minado”: uma etnografia do processo de ‘pacificação’ de favelas cariocas. Rio de Janeiro, tese de doutorado, Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Minhoto, Laurindo. (2002), “As prisões do mercado”. Lua Nova, 55-56: 133-154.

Misse, Michel. (1999), Malandros, marginais e vagabundos: a acumulação social da violência no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, tese de doutorado, Iuperj.

______. (2003), “O Movimento: a constituição e reprodução das redes do mercado informal ilegal de drogas a varejo no Rio de Janeiro e seus efeitos de violência”. In: Baptista, Marcos et al (orgs.). Drogas e pós-modernidade 2. Rio de Janeiro, Eduerj.

______. (2006), Crime e violência no Brasil contemporâneo: estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio de Janeiro, Lumen Juris.

______ et al. (2013), Quando a polícia mata: homicídios por “auto de resistência” no Rio de Janeiro (2001-2011). Rio de Janeiro, Booklink.

Pereira, Luis Fernando Almeida. (2003), De olhos bem abertos: rede de tráfico em Copacabana. Rio de Janeiro, Editora fgv.

Pinheiro, Paulo Sérgio et al. (1991), “Violência fatal: conflitos policiais em São Paulo (1981-1989)”. Revista usp, 9: 95-112 [Dossiê Violência].

Rabossi, Fernando. (2004), “Dimensões da espacialização das trocas: a propósito de mesiteros e sacoleiros em Ciudad del Este”. Ideação, 6 (6): 151-176.

Salla, Fernando. (2007), “De Montoro a Lembo: as políticas penitenciárias de São Paulo”. Revista Brasileira de Segurança Pública, 1 (1): 72-90.

______. (2006), “As rebeliões nas prisões: novos significados a partir da experiência brasileira”. Sociologias. 8 (16): 274-307.

Sanjurjo, Liliana & Feltran, Gabriel. (2015), “Sobre lutos e lutas: violência de Estado, humanidade e morte em dois contextos etnográficos”. Ciência e Cultura, 2 (67): 40-45.

Telles, Vera da Silva. (2010), Cidade na fronteira do legal e ilegal. Belo Horizonte, Argumentum.

______ & Hirata, Daniel Veloso. (2010), “Ilegalismos e jogos de poder em São Paulo”. Tempo Social, 2 (22): 39-59.

Villaça, Flávio. (1998), Espaço intraurbano no Brasil. São Paulo, Studio Nobel/Lincoln Institute.

Weiner, Annete. (1992), Inalienable possessions: the paradox of keeping-while giving. Oxford, University of California Press.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Edição

Seção

Dossiê: Drogas e sociedade em uma perspectiva comparada

Como Citar

Hirata, D. V., & Grillo, C. C. (2017). Sintonia e amizade entre patrões e donos de morro: perspectivas comparativas entre o comércio varejista de drogas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Tempo Social, 29(2), 75-97. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.125494